Logo O POVO+
Wagner e Elmano terão maior tempo no horário eleitoral; RC perde PSDB e fica em terceiro
Politica

Wagner e Elmano terão maior tempo no horário eleitoral; RC perde PSDB e fica em terceiro

TRE-CE também distribuiu o tempo de propaganda dos candidatos ao Senado, com Kamila Cardoso e Camilo Santana abocanhando maior faixa de horário
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Capitão Wagner (UB), Roberto Cláudio (PDT) e Elmano Freitas (PT) lideram as intenções para o Governo do Ceará. (Foto: Samuel Setubal - Fábio Lima - Mauri Melo/O POVO)
Foto: Samuel Setubal - Fábio Lima - Mauri Melo/O POVO Capitão Wagner (UB), Roberto Cláudio (PDT) e Elmano Freitas (PT) lideram as intenções para o Governo do Ceará.

Um novo momento para a campanha eleitoral cearense foi definido durante a manhã de ontem. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou a distribuição do tempo de propaganda gratuita de rádio e televisão para os candidatos que disputam o Governo do Estado nas eleições de 2022. Capitão Wagner (União Brasil) será o concorrente com maior horário, seguido por Elmano Freitas (PT) e por Roberto Cláudio (PDT).

À frente da coligação que reuniu o maior número de representantes no Congresso Nacional, Wagner lidera a lista com 3 minutos e 50 segundos de propaganda no bloco longo diário. Elmano vem logo atrás com 3 minutos e 37 segundos, seguido de RC, com 2 minutos e 32 segundos. Somados, os três terão 10 minutos.

O tempo da chapa do pedetista foi afetado por um imbróglio judicial envolvendo a federação PSDB-Cidadania, que foi excluída do cálculo pelo TRE-CE. Uma decisão liminar recolocou o partido tucano sob o comando de Chiquinho Feitosa, que promoveu uma tumultuada convenção partidária que definiu neutralidade das legendas nas eleições do Ceará.

Quem também ficou de fora foi o Pros. Disputado por Wagner e Elmano, o partido não foi inserido em nenhuma coligação até que ocorra uma definição local de como o partido se posicionará. Em caso de alguma modificação, uma nova audiência pública será realizada para redistribuir os números.

Tempo de propaganda eleitoral (bloco longo diário)

- Capitão Wagner (União Brasil, PL, Republicanos, Podemos, Avante, PTB): 3 minutos e 50 segundos
- Elmano Freitas (PT, PC do B, PV, MDB, PP, PRTB, Psol, Rede, Solidariedade): 3 minutos e 37 segundos
- Roberto Cláudio (PDT, PSD, PSB, PMN, Patriota, Agir, DC, PMB, PSC): 2 minutos e 32 segundos

O horário eleitoral no rádio e na televisão começa no próximo dia 26 de agosto. Conforme o sorteio realizado no evento dessa quinta-feira, o primeiro a aparecer será Elmano Freitas, seguido por Capitão Wagner e Roberto Cláudio. No dia subsequente, a ordem será alterada, com o candidato da União Brasil abrindo a programação. Depois, será a vez do pedetista e assim sucessivamente.

“É um ato fundamental na campanha para que os candidatos apresentem as suas propostas e os eleitores possam ter o seu voto consciente através do que vai ser explanado na propaganda eleitoral”, ressaltou Demétrio Saker, coordenador do Juizado Auxiliar da Propaganda, durante o encontro. Ele acrescenta que tanto candidatos e partidos, quanto a população podem denunciar à Justiça quaisquer irregularidades durante as eleições.

A partir do dia 26 de agosto, os candidatos também terão tempo para inserções de campanha durante os intervalos da programação da TV e rádio. Na soma total, Wagner terá 5 minutos e 22 segundos por dia; Elmano vai dispor de 5 minutos e 4 segundos; RC terá 3 minutos e 32 segundos por dia.

Nas emissoras, são reservados 70 minutos diários, incluindo os domingos, para a campanha. Serão usadas inserções de 30 e 60 segundos, com critério definido pelo partido, federação ou coligação. Elas serão distribuídas no decorrer da programação entre às 5 horas e meia noite.

Nove partidos não atingiram a cláusula de barreira, não tendo direito a tempo no horário eleitoral gratuito. São eles: Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP.

Número total de inserções diárias

- Capitão Wagner (União pelo Ceará): 376 ao todo - 5 minutos e 22 segundos por dia
- Elmano Freitas (Ceará cada vez mais forte): 355 ao todo - 5 minutos e 4 segundos por dia
- Roberto Cláudio (Do povo, pelo povo e para o povo): 248 ao todo - 3 minutos e 32 segundos por dia

Kamila Cardoso terá mais tempo de propaganda que Camilo na disputa pelo Senado

Camilo, Kamila e Ana Paula são candidatos ao Senado(Foto: ARQUIVO/O POVO)
Foto: ARQUIVO/O POVO Camilo, Kamila e Ana Paula são candidatos ao Senado

Além dos tempos de propaganda para os concorrentes do Governo do Ceará, o TRE-CE também definiu os números para os postulantes ao cargo de senador. Kamila Cardoso (Avante) e Camilo Santana (PT) terão quase o mesmo tempo de horário eleitoral com 1 minuto e 52 segundos e 1 minuto e 46 segundos, respectivamente. A diferença entre os adversários é de apenas seis segundos.

Caso seja de fato candidata, Enfermeira Ana Paula (PDT), nome apresentado como alternativa a Amarílio Macêdo (PSDB), terá apenas 24 segundos. O número foi estabelecido em meio à indefinição sobre a participação da federação PSDB-Cidadania na chapa de Roberto Cláudio, que altera a composição do tempo de programação.

Caso as legendas sejam incorporadas a coligação do ex-prefeito, uma nova audiência será realizada para a redefinição dos números. O restante da coligação, que foi contabilizada sem a presença do PSDB-Cidadania e PDT, teria direito a 56 segundos.

Tempo de propaganda eleitoral (bloco longo diário)

- Kamila Cardoso (Avante): : 1 minuto e 52 segundos
- Camilo Santana (PT): 1 minuto e 46 segundos
- Coligação (Do povo, pelo povo e para o povo): 56 segundos *
- Enfermeira Ana Paula (PDT): 24 segundos

* Coligação "Do povo, pelo povo e para o povo" foi calculada sem a presença da federação PSDB e Cidadania, excluindo também o PDT, que registrou a Enfermeira Ana Paula de forma isolada.

FORTALEZA CE, BRASIL, 30.07.2022: Convenção do PT com a presença do ex-presidente Lula, para lançamento das candidaturas de Elmano de Freitas ao governo do estado e de Camilo Santana ao senado.  Centro de Eventos    (fotos: Fabio Lima/O POVO)
FORTALEZA CE, BRASIL, 30.07.2022: Convenção do PT com a presença do ex-presidente Lula, para lançamento das candidaturas de Elmano de Freitas ao governo do estado e de Camilo Santana ao senado. Centro de Eventos (fotos: Fabio Lima/O POVO)

Lula tem maior tempo no horário eleitoral, Bolsonaro é 2º e Ciro fica atrás de Tebet e Soraya

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou ontem (18) a proposta de distribuição de tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para os candidatos à Presidência da República.  A propaganda começa no dia 26 de agosto e vai até 29 de setembro.

A minuta de resolução foi apresentada durante audiência pública promovida pelo TSE e ainda poderá ser contestada pelos partidos. O texto final será julgado na terça-feira, 23. O tempo é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.

Juntos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) terão pouco mais da metade do tempo total de propaganda. Com 3 minutos e 39 segundos, o petista vai dispor de um minuto a mais que o presidente, que terá 2 minutos e 38 segundos. Terceiro colocado nas pesquisas, Ciro Gomes terá 52 segundos, menos que a emedebista Simone Tebet (2 minutos e 20 segundos) e a candidata do União Brasil, a também senadora Soraya Thronicke (2 minutos e 10 segundos)

Conforme o cálculo, a distribuição do tempo diário dos candidatos nos blocos de propaganda ficou estabelecida assim:

Luiz Inácio Lula da Silva (3 minutos e 39 segundos) - Coligação Coligação Brasil da Esperança, formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), Federação PSOL/Rede, Solidariedade, PSB, AGIR, Avante e Pros

Jair Bolsonaro (2 minutos e 38 segundos) - Coligação Pelo Bem do Brasil (PL, PP e Republicanos);

Simone Tebet  (2 minutos e 20 segundos) - Coligação Brasil para Todos (MDB e Federação PSDB-Cidadania e o Podemos);

Soraya Thronicke (2 minutos e 10 segundos) - União Brasil

Ciro Gomes (52 segundos) - PDT

Roberto Jefferson (25 segundos) - PTB

Felipe D’Avila (22 segundos ) - Novo

Os candidatos ainda terão à disposição as inserções de propaganda durante a programação das emissoras.

Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB), que não atingiram os requisitos mínimos, não terão acesso ao horário eleitoral. Pela cláusula de barreira, para isso, é preciso que as legendas tenham obtido 1,5% dos votos válidos na última eleição em um terço dos estados, ou nove deputados eleitos distribuídos por um terço do território nacional. 

Pablo Marçal (Pros) não entrou na contagem. Sob nova direção, a legenda revogou a candidatura dele.

Ordem de apresentação

No dia 26 de agosto, primeiro dia do horário eleitoral, a ordem de apresentação dos candidatos à Presidência da República será a seguinte: Roberto Jefferson, Soraya Thronicke, Felipe D'Avila, Lula, Simone Tebet, Bolsonaro e Ciro Gomes. 

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Caso haja segundo turno  para a disputa presidencial e para governos estaduais, a votaçao será em 30 de outubro. 

O que você achou desse conteúdo?