Empresários do ramo calçadista, educacional, financeiro e de mineração lideram o ranking de doações eleitorais feitas por pessoas físicas para campanhas dos candidatos ao Governo do Ceará. Até o momento, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sete executivos desembolsaram aproximadamente R$ 4,2 milhões para as candidaturas de Capitão Wagner (União Brasil), Elmano Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT). Além dos recursos privados, as coligações também receberam R$ 17,8 milhões do fundo eleitoral.
A campanha de Elmano Freitas foi a que mais recebeu recursos privados até o momento, cerca de R$ 1,8 milhão. Roberto Cláudio aparece na sequência, com R$ 1,6 milhão e Capitão Wagner, com R$ 800 mil. Os dados do TSE, disponíveis na plataforma DivulgaCand, indicam que quatro doadores injetaram recursos em duas campanhas ao mesmo tempo, mas com valores distintos.
Os irmãos Alexandre e Pedro Grendene, empresários do setor de calçados, são os maiores colaboradores – pessoa física – da campanha de Elmano. Juntos, eles doaram um montante de R$ 1,5 milhão para o petista. Uma outra contribuição, no valor de R$ 300 mil, está registrada em nome do empresário José Vilmar Ferreira, fundador da Aço Cearense.
Os mesmos doadores da campanha de Elmano também contribuíram com campanhas adversárias. Os irmãos Grendene, por exemplo, transferiram R$ 750 mil para Capitão Wagner. O candidato também recebeu uma doação de R$ 100 mil de José Adauto Bezerra Júnior, filho do ex-governador Adauto Bezerra e empresário do setor financeiro e imobiliário.
Já José Vilmar, colaborador da campanha petista, também aparece entre os doadores de Roberto Cláudio, com contribuição de R$ 400 mil. O pedetista ainda recebeu R$ 200 mil de Cândido da Silva Quinderé, empresário do ramo de mineração.
O maior volume de doações para Roberto Cláudio, no entanto, vem da própria família do candidato. Gerardo e Prisco Bezerra, irmãos de RC e sócios de empresas do ramo educacional, aportaram juntos R$ 1 milhão para a campanha do caçula.
As doações financeiras de grandes executivos a campanhas eleitorais se tornaram mais volumosas a partir das eleições de 2016, após a aprovação da reforma eleitoral, que proibiu a transferência de recursos via empresas.
A vedação, pensada para impor uma barreira à influência do poder econômico nas eleições, não impediu que os donos das empresas continuassem financiando as campanhas na modalidade pessoa física. A legislação, contudo, limita as contribuições a 10% da renda bruta anual declarada pelo doador no imposto de renda.
O dinheiro doado por empresários não é a principal fonte de receita das campanhas dos candidatos ao governo cearense. A maior parte das arrecadações já registradas provém do fundo eleitoral. No total, os três candidatos mais competitivos, segundo as pesquisas, já receberam cerca de R$ 17,8 milhões de seus partidos, mais que o quadruplo do montante privado.
O candidato com maior investimento público em sua campanha até agora é Roberto Cláudio, que recebeu transferência de R$ 9 milhões do diretório nacional do PDT. Já o União Brasil repassou cerca de R$ 4,8 milhões a Capitão Wagner e o PT R$ 4 milhões a Elmano.
O candidato petista também recebeu doação no valor de R$ 1 milhão do diretório nacional do MDB, partido cuja presidência estadual é exercida pelo ex-senador e candidato a deputado federal Eunício Oliveira, que indicou a candidata a vice-governadora da chapa de Elmano, Jade Romero.
A soma dos recursos públicos e privados arrecadados pelas três campanhas já chega à casa dos R$ 23 milhões. O montante de despesas contratadas ultrapassa R$ 22 milhões, superando em mais de 53% os gastos totais da campanha de 2018 (R$ 14,3 milhões). Corrigido pelo IPCA, índice que mede a inflação oficial do País, o montante de despesas pagas pelos candidatos há quatro anos equivale a R$ 17,9 milhões nos dias de hoje.
O detalhamento dos gastos, atualizado a cada 48 horas no Divulgacand, revela onde os candidatos mais estão investindo os recursos. As informações mostram que, enquanto Capitão Wagner aplica mais dinheiro na confecção de publicidade impressa, Elmano e Roberto Cláudio priorizam a campanha no rádio, na TV e no ambiente digital.
O maior gasto do candidato do PDT é com produção de propaganda para o horário eleitoral. Ele já investiu nessa modalidade cerca de R$ 2,6 milhões. O valor representa 32.85% do total da receita de campanha. O pedetista também aplicou quantia expressiva no impulsionamento de conteúdos nas redes sociais, reservando mais de R$ 2 milhões para este fim.
A publicidade virtual também está entre as prioridades de Elmano Freitas. A campanha do petista investiu mais de R$ 1,5 milhão em impulsionamentos, terceiro maior gasto já contratado. A aplicação supera despesas com publicidade impressa (R$ 1,1 milhão) e produção de programas de rádio e televisão (R$ 438 mil), ficando atrás apenas de gastos com pessoal (R$ 1,6 milhão) e serviços prestados por terceiros (R$ 1,7 milhão).
O gasto de Capitão Wagner com propaganda online é muito inferior ao dos adversários (R$ 206 mil). A maior despesa do candidato é com publicidade por adesivos (R$ 1,5 milhão), seguido de publicidade por materiais impressos (R$ 915 mil).
Somados, Wagner, Elmano e Roberto Cláudio já aplicaram R$ 3,3 milhões para alavancar publicações na internet. O dinheiro foi investido no Google e Facebook, plataformas de alcance massivo e com público mais heterogêneo.
Wagner gastou R$ 163 mil com o Google e R$ 43 mil com o Facebook. Elmano pagou R$ 681 mil ao Facebook e R$ 891 mil ao Google. Já RC autorizou pagamento de R$ 1,1 milhão ao Google a contratou gasto de R$ 960 mil com o Facebook.
As despesas com transporte e deslocamentos também estão entre os maiores gastos das campanhas. Nessa modalidade, Capitão Wagner foi o que mais desembolsou recursos até agora, cerca de R$ 720 mil. O dinheiro corresponde ao valor de um contrato firmado entre o candidato e uma empresa de táxi aéreo sediada em Fortaleza. A prestação de contas da campanha não informa o tipo de aeronave locada.
O segundo maior gasto é do candidato do PT. Segundo o TSE, Elmano totaliza despesas de R$ 555 mil nesta modalidade. A campanha do petista fechou contratos com duas empresas proprietárias de jatos particulares, uma localizada na Capital cearense e a outra em Curitiba, no Paraná.
O acordo com a companhia de Fortaleza prevê a locação de um avião executivo de pequeno porte com capacidade para transportar até cinco passageiros em viagens interestaduais. Já o contrato com a empresa curitibana não especifica o tipo de aeronave fretada.
A mesma empresa do Paraná contratada por Elmano também presta serviços à campanha de Roberto Cláudio. No total, o pedetista já repassou R$ 219 mil à companhia. Não há informações disponíveis sobre quais aeronaves foram usadas nos deslocamentos.
RC também declarou despesas de R$ 152 mil com uma empresa de táxi aéreo de Fortaleza. No total, o candidato já desembolsou R$ 372 mil para o custeio de viagens dentro do Estado.
Os gastos devem aumentar até o fim das campanhas, principalmente havendo segundo turno. Os deslocamentos aéreos possibilitam ganho de tempo aos candidatos na tarefa de visitar o maior número possível de municípios durante a campanha.
Uma viagem de Fortaleza a Juazeiro do Norte, por exemplo, dura em média 1 hora em voo de jatinho. Por terra, o percurso de quase 500 quilômetros não leva menos que 7 horas para ser concluído. Com a campanha considerada curta, de 45 dias no primeiro turno, o fretamento de voos é despesa quase obrigatória para os candidatos mais competitivas.
Além de detalhar as modalidades de despesa dos candidatos, o TSE também disponibiliza informações sobre as quantias repassadas aos fornecedores dos serviços. A empresa "Santana & Associados Marketing e Propaganda", do publicitário João Santana, que presta serviços para Roberto Cláudio, recebeu o maior pagamento já efetuado até aqui, cerca de R$ 2,4 milhões. Ao todo, o montante geral de pagamentos da campanha de RC chega a R$ 7,8 milhões.
Na campanha de Capitão Wagner, a "Qualigraf - Editora e Gráfica", com sede em Fortaleza, foi a empresa que recebeu o maior montante de recursos até agora, algo em torno de R$ 1,3 milhão. O segundo maior volume de pagamentos está registrado em nome da "Asa Sul Indústria e Comércio de Malhas", também localizada na Capital cearense. A empresa recebeu R$ 380 mil para confecção de adesivos perfurados e R$ 402 mil para produção de bandeiras. O valor total de pagamentos já realizados pela campanha ultrapassa R$ 4,6 milhões.
Dos pagamentos já realizados pela campanha de Elmano, o maior teve como destinatário uma empresa de gestão de pessoas com sede no bairro Montese, em Fortaleza, que recebeu quantia superior a R$ 1,6 milhão. O Google Brasil, obteve o segundo maior repasse (R$ 891 mil).
A agência de publicidade "M e K Comunicações", sediada em Natal (RN), aparece na terceira posição do ranking, com R$ 800 mil recebidos da campanha petista. Desse montante, R$ 500 mil são referentes a consultoria na área de comunicação e R$ 300 mil à produção de conteúdos publicitários. No total, a campanha já transferiu R$ 5,6 milhões aos cofres das empresas fornecedoras.
Segundo os dados do TSE, as três campanhas acumulam mais de R$ 4,5 milhões em despesas com pagamentos pendentes. Elmano lidera o ranking com aproximadamente R$ 2,4 milhões em débitos parciais. A dívida de Capitão Wagner é um pouco menor, beirando os R$ 2 milhões. Já Roberto Cláudio tem saldo devedor de R$ 144 mil.
O candidato do PDT tem a maior receita de campanha, com saldo de R$ 10,6 milhões. Elmano aparece na sequência, com R$ 7,2 milhões e Capitão Wagner acumula R$ 5,6 milhões.
A disponibilidade orçamentária das campanhas dos outros três candidatos ao Governo do Ceará é expressivamente menor: Serley Leal (UP) recebeu R$ 55,3 mil, Zé Batista (PSTU) R$ 32,7 mil e Chico Malta (PCB) ainda aparece com o saldo zerado.
O gasto máximo por campanha no primeiro turno das eleições é de R$ 11,5 milhões, valor 21,3% maior do que o teto de 2018 (R$ 9,1 milhões). Em caso de segundo turno, os candidatos poderão investir mais de R$ 5,7 milhões. O TSE também estabelece limites de despesas para os candidatos a senador (R$ 4,4 milhões), a deputado federal (R$ 3,1 milhões) e a deputado estadual (R$ 1,2 milhão).
Alexandre Grendene Bartelle - Cofundador e presidente da empresa de calçados Grendene
R$ 375 mil para Capitão Wagner
R$ 750 mil para Elmano Freitas
Pedro Grendene Bartelle - Cofundador e vice-presidente do conselho de administração da Grendene
R$ 375 mil para Capitão Wagner
R$ 750 mil para Elmano Freitas
José Adauto Bezerra Júnior - Empresário do setor financeiro e imobiliário
R$ 100 mil para Capitão Wagner
José Vilmar Ferreira - Fundador e presidente do Grupo Aço Cearense
R$ 300 mil para Elmano Freitas
R$ 400 mil para Roberto Cláudio
Cândido da Silveira Quinderé - Empresário do setor de mineração
R$ 200 mil para Roberto Cláudio
Prisco Rodrigues Bezerra - Empresário do setor de educação
R$ 500 mil para Roberto Cláudio
Gerardo Rodrigues Bezerra - Empresário do setor de educação
R$ 500 mil para Roberto Cláudio
Total: R$ 4.200.000,00
Elmano: R$ 1.800.000,00
Roberto Cláudio: R$ 1.600.000
Capitão Wagner: R$ 800.000,00
Capitão Wagner (UB)
Fornecedor: Qualigraf - Editora e Gráfica LTDA
Serviço: Produção de adesivos e santinhos
Valor do pagamento: R$ 1.320.000
Fornecedor: Asa Sul Indústria e Comércio de Malhas LTDA
Serviço: Produção de bandeiras e adesivos perfurados
Valor do pagamento: R$ 782.750,00
Fornecedor: Uirapuru Táxi Aéreo LTDA
Serviço: Transporte aéreo
Valor do pagamento: R$ 720 mil
Elmano Freitas (PT)
Fornecedor: Pratserv Serviços Combinados LTDA
Serviço: Pagamento e gestão de pessoal
Valor do pagamento: R$ 1.637.281,81
Fornecedor: Google Brasil Internet LTDA
Serviço: Impulsionamento de conteúdo
Valor do pagamento: R$ 891.000,00
Fornecedor: M e K Comunicações LTDA
Serviço: Materiais de publicidade e consultoria
Valor do pagamento: R$ 800.000, 00
Roberto Cláudio (PDT)
Fornecedor: Santana & Associados Marketing e Propaganda LTDA
Serviço: Publicidade e propaganda
Valor do pagamento: R$ 2.440,000
Fornecedor: Google Brasil Internet LTDA
Serviço: Impulsionamento de conteúdo
Valor do pagamento: R$ 1.117.500,00
Fornecedor: Dlocal Brasil Instituição de Pagamento S.A
Serviço: Impulsionamento para Facebook
Valor do pagamento: R$ 960.000,00
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral. Dados coletados no dia 19/09/2022.