Na corrida pelo Governo do Ceará, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) defendeu a linha que sua campanha tem adotado de mirar nos adversários e afirmou que têm sido apresentadas as “distinções de biografias, de valores, de convicções entre as candidaturas”. No Comitê Central, ontem, o candidato considerou que o “calor na política” faz parte da disputa, mas negou que houvesse falta de respeito.
“O respeito tem sido a marca da minha vida pessoal e das minhas campanhas e quero preservar essa história”, afirmou. Segundo o pedetista, ele trabalha para “ajudar o eleitor a refletir”.
“A experiência, a capacidade de fazer, os valores e as crenças elas precisam ser muito bem conhecidas do povo para que o povo possa fazer um juízo de valor verdadeiro”, pontuou. “O eleitor pode colocar o Ceará sob risco de retrocesso, de dar passos pra trás”, ponderou.
Em nova propaganda veiculada na TV e no rádio, a campanha de Roberto Cláudio menciona seus principais adversários na corrida pela vaga de governador: Capitão Wagner (União Brasil) e Elmano Freitas (PT). “De um lado, um candidato que liderou um motim e colocou a população em risco, do outro um candidato que defende o MST que invade terras. De um lado alguém que defende a liberação de armas, do outro lado, aquele que já foi o secretário de educação de Fortaleza com os piores indicadores”, diz a propaganda.
Roberto Cláudio já havia explorado em sua campanha um suposto esquema irregular com participação do governo Izolda Cela (sem partido). A denúncia envolve convênios de obras com prefeituras, com repasses de verbas condicionados ao anúncio de apoio dos gestores à candidatura de Elmano.
O ex-prefeito avaliou suas estratégias na busca pelo comando do Palácio da Abolição após reunião ontem com o diretório do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf). O pedetista dialogou com os sindicalistas e discutiu reivindicações, como o novo concurso público para a Secretaria da Fazenda (Sefaz).
O candidato também falou sobre o fortalecimento dos servidores públicos do Estado. “Ninguém faz uma boa gestão no governo do Estado sem diálogo construtivo com os servidores públicos”, disse.
Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022
Programa Jogo Político: terça-feira, às 15 horas, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube e Facebook do O POVO
Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio: Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public
Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico
Inscreva-se para receber a Newsletter do O POVO
O POVO+, a plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto. A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.
Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.
O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais.
O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.