Logo O POVO+
Lula tem 52% dos votos válidos e pode ganhar no 1º turno, aponta Ipec
Politica

Lula tem 52% dos votos válidos e pode ganhar no 1º turno, aponta Ipec

| Disputa | Nova rodada da pesquisa apresenta o ex-presidente Lula com 48% das intenções de voto do eleitorado, enquanto Jair Bolsonaro aparece com 31% da preferência dos consultados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lula X Bolsonaro (Foto: AFP)
Foto: AFP Lula X Bolsonaro

A seis dias da eleição, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 52% dos votos válidos e pode ganhar ainda no primeiro turno, apontou o Ipec em rodada divulgada ontem.

Segundo a nova edição da pesquisa, Jair Bolsonaro (PL) marca 34% dos válidos, que é como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabiliza os sufrágios, excluindo brancos e nulos.

Nos votos totais, Lula oscilou positivamente um ponto e agora chega a 48% das intenções do eleitorado, ante 31% de Bolsonaro, que segue no mesmo patamar já há três consultas.

Tecnicamente empatados, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) registram 6% e 5%, respectivamente. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe d'Avila (Novo) têm 1%.

Vera Lúcia (PSTU), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Eymael (DC) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4%. Não sabem ou não responderam também são 4%.

O Ipec entrevistou 3.008 eleitores de 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança de 95%.

A sondagem, contratada pela TV Globo, está sob registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01640/2022.

O instituto também aferiu cenários de segundo turno. Com Lula e Bolsonaro no páreo, o petista tem 54% e o atual mandatário, 35%.

A vantagem de Lula é sustentada principalmente pela preferência do eleitorado das regiões Nordeste e Sudeste.

Entre nordestinos, o ex-presidente abriu distância de 39 pontos em relação a Bolsonaro, marcando 62% das intenções de voto contra 23% do candidato à reeleição.

Já entre sudestinos, Lula aparece 12 pontos à frente de Bolsonaro, com 45% ante 33% do presidente.

No Sul, o quadro favorece numericamente Bolsonaro, que registra 38% das intenções contra 35% de Lula, enquanto no Norte e no Centro-Oeste o placar beneficia o petista: 42% a 36%.

Conforme a rodada, oito em cada 10 brasileiros (83%) dizem estar decididos em quem vão votar. Lula e Bolsonaro lideram com ampla vantagem no índice, com 90% e 87%, respectivamente. Menos da metade dos eleitores de Ciro (48%) e Tebet (45%) dizem que não irão mudar mais de candidato.

Ainda de acordo com o Ipec, Bolsonaro continua sendo o concorrente mais rejeitado na disputa: 51% dos ouvidos pela pesquisa rejeitaram votar no presidente sob qualquer circunstância. Adversário direto na briga, Lula tem 35% de rejeição do eleitorado.

O governo Bolsonaro é avaliado negativamente por 47% dos eleitores consultados. Consideram o seu governo ótimo ou bom 29% dos pesquisados. Para 22%, a gestão Bolsonaro é regular.

 

O que você achou desse conteúdo?