O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) iniciou nesta quarta-feira, 28, a distribuição de urnas eletrônicas para os locais de votação em Fortaleza. O processo ocorre até sábado pela manhã. As mais de 5 mil urnas serão usadas no primeiro turno das Eleições 2022, marcado para o próximo domingo, 2.
Até o dia de votação, vários protocolos de segurança foram adotados. Segundo Ivan Alexandre, chefe da Seção de urnas do TRE-CE, os equipamentos serão distribuídas por 124 roteiros em 649 colégios eleitorais, todas as rotas serão escoltadas pela Polícia Militar.
Ao chegar ao local do processo eleitoral, os aparelhos ficarão sob a responsabilidade do delegado de prédio, que é um profissional da escola previamente treinado pelo TRE-CE e que resguardará as urnas até domingo.
Como garantia de inviolabilidade, as urnas estão lacradas e existe um programa que salva todos os votos, caso a máquina seja desligada involuntariamente. O sistema também é responsável para que o equipamento funcione a partir das 7 horas da manhã de domingo.
Para assegurar que a máquina não apresente defeitos, um dia antes da votação é realizado o Teste de Véspera. No procedimento, a urna é tirada da caixa, colocada na mesa e ligada na tomada.
Feito o teste, o equipamento é devolvido ao delegado de prédio e, no domingo pela manhã, é repassada ao presidente de mesa, que começa o processo eleitoral normalmente. Segundo Ivan, o teste é essencial para certificar que o aparelho e a infraestrutura do local estão adequadas para as eleições.
Outro procedimento de segurança é o Teste de Integridade que é uma votação pública, aberta e auditada, realizada em 27 urnas escolhidas por meio de um sorteio. O processo é filmado, aberto e os votos são digitados na urna, contados e o resultado é comparado à totalização da máquina. O eleitor que participar do teste não votará uma segunda vez e o procedimento não altera o resultado das eleições.
Esse ano, também será realizado um teste-piloto com biometria que ocorrerá em 8,7% das urnas submetidas ao teste de integridade. A diferença é o uso da biometria de eleitores para liberar a testagem.
No domingo, as urnas eletrônicas iniciarão seu funcionamento pontualmente às 7 horas, quando será impresso o relatório Zerésima do Sistema de Gerenciamento da Totalização, indicando que todos os candidatos que disputam o pleito estão com zero votos. Às 17 horas, quando a votação é encerrada, as urnas serão recolhidas e levadas para os locais de apuração.
“Eu trabalho com elas [as urnas] desde 1996 e posso garantir que é um processo simples. É auditável em todas as fases e o melhor de tudo, além da transparência e segurança, é extremamente célere”, afirma Ivan Alexandre.