Logo O POVO+
PDT deve compor base de governo Elmano Freitas
Politica

PDT deve compor base de governo Elmano Freitas

| LEGISLATIVO | Vibração de Evandro Leitão na comemoração das vitórias de Elmano e Camilo e fala de deputados indicam colaboração com futuro chefe do Executivo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EVANDRO LEITÃO foi o pedetista mais bem votado para a AL-CE (Foto: Dario Gabriel/AL-CE)
Foto: Dario Gabriel/AL-CE EVANDRO LEITÃO foi o pedetista mais bem votado para a AL-CE

Grande vencedor da eleição, o senador eleito Camilo Santana (PT) discursava no palanque do comitê central da campanha dele e de Elmano Freitas (PT) no último domingo, 2, quando o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, do PDT, chegou ao ato e, ao lado dos dois, comemorou as duas vitórias como se fossem um gol do Ceará Sporting Club aos 48 do segundo tempo.

Além de celebrar a própria, já que reeleito como mais votado da bancada de 13 pedetistas cruciais para governabilidade do PT. Ele gritou e abraçou os dois efusivamente. Foi saudado tanto por Camilo como por Elmano. Evandro não participou da campanha do correligionário Roberto Cláudio (PDT).

Questionado sobre como entende que o PDT deve se posicionar na Assembleia Legislativa (AL-CE), Salmito Filho (PDT) respondeu que na base de Elmano. "Acredito que deva ser de apoio para da continuidade ao projeto", opinou Tin Gomes (PDT), experiente no Parlamento, mas não reeleito neste 2022.

Vinculado de modo mais claro a Camilo, de quem liderou o governo no Legislativo durante o primeiro mandato (2015-2018), Evandro foi um dos pré-candidatos do PDT ao Palácio da Abolição, mas largou a condição no dia 18 de julho, data da votação no diretório do PDT sobre quem representaria a sigla na disputa.

Ele apoiou Izolda Cela, hoje sem partido, que seria derrotada por RC. Evandro deixou a sede do partido emocionado e insatisfeito em relação ao modo como o processo fora conduzido.

Reeleito, o atual presidente da AL-CE deve concentrar esforços políticos para levar a maior bancada da Casa para a base de Elmano Freitas (PT), ainda que ao largo das vontades de Ciro Gomes (PDT).

Elmano representa a continuidade de um período iniciado por Cid Gomes (2007-2014), de quem Camilo mantém a amizade pessoal e política.

O senador do PDT se preparava para atuar como cupido da pacificação das candidaturas de PT e PDT, caso uma delas passasse ao segundo turno contra Capitão Wagner (União Brasil), que não houve.

Isto é, se preciso, se poria ao lado do candidato de Camilo, a quem Ciro definiu como "traíra" e "desertor" da luta dos cearenses em troca de um "carguinho de ministro", numa referência a eventual vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que trabalha para obter o apoio do pedetista e do PDT, que indica que dará.

Em manifestação sobre o resultado eleitoral, Lia Ferreira Gomes (PDT), deputada estadual eleita, cumprimentou Camilo e Elmano e disse desejar que os dois "façam o melhor pelo Ceará e pelos cearenses".

Na coletiva de imprensa pós-vitória, Elmano demonstrou respeito a parlamentares tanto da base como da oposição futuras.

Sutilmente, acenou para o pedetismo ao afirmar que boas propostas foram apresentadas durante a campanha e terá humildade para acolhê-las no curso da administração.

 

Fortaleza em 01 de fevereiro de 2021, Solenidade de abertura dos trabalhos do legislativo estadual, no plénario 13 de maio, na sede da assembleia legislativa do ceara. Em destaque o presidente da casa Evandro Leitão discursando. (Foto: Paulo Rocha/Assembleia Legislativa do Ceará
Fortaleza em 01 de fevereiro de 2021, Solenidade de abertura dos trabalhos do legislativo estadual, no plénario 13 de maio, na sede da assembleia legislativa do ceara. Em destaque o presidente da casa Evandro Leitão discursando. (Foto: Paulo Rocha/Assembleia Legislativa do Ceará

Eleições 2022: Assembleia Legislativa do Ceará terá renovação de 45,65%

A eleição do último domingo, 2, representará uma renovação na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) e mudanças em menor escala na Câmara dos Deputados, a partir de 2023. O eleitor cearense votou pela renovação de 45,65% da AL-CE; com isso 21 das 46 cadeiras de deputado estadual do Ceará serão ocupadas por novos representantes.

Ao todo, 12 deputados estaduais não conseguiram a reeleição. Outros nomes que ocupavam assentos na AL não disputaram novos cargos, como Elmano Freitas (PT) que foi eleito governador em primeiro turno; André Fernandes (PL) e Fernanda Pessoa (União Brasil) eleitos para o cargo de deputado federal; Augusta Brito (PT) que ocupará a 1ª suplência do senador eleito Camilo Santana (PT), dentre outros.

Novos representantes da AL-CE:

Carmelo Neto (PL)
Marta Gonçalves (PL)
Gabriella Aguiar (PSD)
Cláudio Pinho (PDT)
Pr. Alcides Fernandes (PL)
Antônio Henrique (PDT)
Lia Gomes (PDT)
De Assis Diniz (PT)
Firmo Camurça (União)
Alysson Aguiar (PCdoB)
Dr. Oscar Rodrigues (União)
Luana Ribeiro (Cidadania)
Jô Farias (PT)
Juliana Lucena (PT)
Missias do MST (PT)
Sargento Reginauro (União)
Larissa Gaspar (PT)
Felipe Mota (União)
Emilia Pessoa (PSDB)
Lucinildo Frota (PMN)
Stuart Castro (Avante)

Deputados estaduais que não foram reeleitos

Antonio Granja (PDT)
Audic Mota (MDB)
Bruno Pedrosa (PDT)
Heitor Férrer (União)
Leonardo Araújo (MDB)
Nizo (PT)
Tin Gomes (PDT)
Duquinha (Republicanos)
Tony Brito (União)
Acrisio Sena (PT)
Gordim Araujo (PSDB)
Walter Cavalcante (PV)

O que você achou desse conteúdo?