Candidato do PDT mais votado na disputa por vagas na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), o deputado estadual reeleito Evandro Leitão (PDT) defendeu nesta terça-feira, 4, que o partido declare apoio ao futuro governo Elmano de Freitas (PT) no Legislativo.
Neste sentido, Evandro defende que os pedetistas “deixem de lado qualquer divergência que por ventura vier a existir” e foquem no histórico de proximidade das duas siglas. “O Elmano vai precisar desse apoio”, disse Evandro, em entrevista ao Jogo Político.
“Nosso partido tem uma relação de muita proximidade com o PT. Com o ex-governador Camilo, com o futuro governador Elmano. Além de proximidade, temos um bom diálogo e, por ser um partido de centro-esquerda como o nosso, e também pelo PT ter ideais semelhantes aos nossos, eu particularmente defendo que nós estejamos juntos”, disse.
A fala vai no mesmo sentido da tese defendida pelo próprio governador eleito. Em entrevista às Rádios O POVO CBN e CBN Cariri na manhã desta terça-feira, Elmano disse “não ter nenhuma dúvida” de que pedetistas integrarão a base do governo na Assembleia.
"Eu conheço esses parlamentares, sei de deputados que apoiaram o Roberto e são meus amigos", diz Elmano, que promete ainda uma reunião na próxima quinta-feira, 4, para reunir prefeitos e deputados de diversos partidos em prol da eleição de Lula (PT) no Estado.
"Eu sei o gosto da derrota", diz Evandro sobre comemorar vitória de Elmano
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), Evandro Leitão (PDT) comentou sobre a postura adotada ao comemorar a vitória de Elmano de Freitas (PT) para o Governo do Estado e Camilo Santana (PT) para o Senado. Segundo o pedetista, aquele momento foi mais de "extravasar", após um grau “muito grande” de estresse que já vinha desde março.
“Ali foi um momento mais de extravasar o sentimento, mas sabendo também que em nenhum momento desrespeitamos nem tripudiamos ninguém. Eu digo para você que tenho maturidade o suficiente que só sabe o gosto da vitória quem um dia foi derrotado e eu já tive derrotas”, disse em entrevista ao Jogo Político nesta terça, 4.
Ele reafirma então que possui respeito tanto pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), correligionário a quem atribui como “um grande quadro da política do estado do Ceará” quanto por Capitão Wagner (União brasil), que definiu como “um quadro valioso da política” cearense, ambos derrotados por Elmano na disputa pelo Governo.
O deputado comenta ainda sobre sua neutralidade na disputa pelo Governo. “Eu não pude fazer campanha para a majoritária, foquei na minha campanha”. Segundo ele, com o racha de PT e PDT, os conflitos ficaram "muito fortes em ambos os lados”.
“Aqui não quero culpar nem A nem B, se existem culpados, acredito que todos nós somos culpados, todos nós temos aí alguma parcela que contribuímos para esse acirramento, mas o fato é que nós fizemos uma campanha focado para deputado estadual”, argumentou.
Evandro revela ainda ter ficado "satisfeito" com a confirmação das vitórias de Elmano e Camilo e aponta que possui uma relação de proximidade com o governador eleito desde 2015, quando ambos conquistaram um assento na AL-CE. “E ele sempre foi uma pessoa além de extremamente decente, uma pessoa extremamente inteligente e capacitada”, afirmou.