O desembargador Abelardo Benevides Moraes concorre em chapa única ao cargo de presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). As eleições estão marcadas para o dia 27 de outubro, com votação secreta e eletrônica. Têm direito a voto todos os 53 desembargadores que compõem o pleno da corte.
Além de Benevides, que é o atual vice-presidente do TJCE, os desembargadores Heráclito Vieira de Souza Neto e Maria Edna Martins também concorrem na chapa aos cargos de vice-presidente e corregedora-geral, respectivamente. Caso eleitos, eles terão mandatos de dois anos, no biênio 2023-2025.
O regimento interno do órgão não permite reeleição para os cargos de direção. Os próximos eleitos vão substituir os desembargadores Maria Nailde Pinheiro Nogueira (atual presidente do TJCE) e Paulo Airton Albuquerque Filho (corregedor-geral), além do próprio Abelardo, vice-presidente da corte. Os três foram eleitos para o biênio 2021-2023.
O TJCE informou que a data da posse da nova diretoria será definida após as eleições. A votação será realizada em sessão única no dia 27 de outubro, às 13h30min, por meio de videoconferência. O público poderá assistir à transmissão em tempo real pelo canal do TJCE no Youtube.
O desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes tem 66 anos e é natural de Mombaça, no Centro-Sul do Ceará. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1978. Ingressou no Judiciário em 1984 como juiz da comarca de Ubajara, na Ibiapaba. Atuou também nas comarcas de Jucás, Tauá e Fortaleza entre 1991 e 2006, quando foi nomeado desembargador do TJCE.
No biênio 2013-2015, foi vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), sendo eleito para ocupar a presidência do órgão entre 2015 e 2017. É vice-presidente do TJCE desde fevereiro de 2021 e membro efetivo do órgão especial da corte.