Logo O POVO+
Datafolha no segundo turno: Lula tem 49% das intenções de voto; Bolsonaro, 45%
Politica

Datafolha no segundo turno: Lula tem 49% das intenções de voto; Bolsonaro, 45%

Em votos válidos, ex-presidente aparece com 52% contra 48% do atual
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Combinação de fotos mostra o Luiz Inácio Lula da Silva, após saber dos resultados das eleições legislativas e eleição presidencial, em São Paulo, Brasil, em 2 de outubro de 2022 e o presidente brasileiro e candidato à reeleição Jair Bolsonaro sorrindo após o anúncio dos resultados da eleição, em Brasília, em 2 de outubro de 2022 (Foto: EVARISTO SA, NELSON ALMEIDA / AFP)
Foto: EVARISTO SA, NELSON ALMEIDA / AFP Combinação de fotos mostra o Luiz Inácio Lula da Silva, após saber dos resultados das eleições legislativas e eleição presidencial, em São Paulo, Brasil, em 2 de outubro de 2022 e o presidente brasileiro e candidato à reeleição Jair Bolsonaro sorrindo após o anúncio dos resultados da eleição, em Brasília, em 2 de outubro de 2022

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa pela Presidência da República com 49% das intenções de votos, ante 45% do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem. Os dois estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro.

A amostra indica que há 4% de votos brancos ou nulos e 1% de indecisos. Os votos válidos, que excluem brancos e nulos, apontam o petista com 52% e Bolsonaro, 48%.

Lula manteve os mesmos 49% dos últimos três levantamentos. Bolsonaro oscilou um ponto porcentual para cima em comparação à pesquisa anterior, do dia 14 de outubro.

Metade (50%) dos brasileiros dizem que não votam no presidente de jeito nenhum - ele segue liderando no índice - enquanto 46% rejeitam o petista. A reprovação do governo é de 39% enquanto 38% aprovam a gestão. 22% dos entrevistados dizem que Bolsonaro faz uma condução regular.

O número de pessoas certas do voto oscilou positivamente um ponto e chega aos 94%. Apenas 6% dizem que a decisão ainda pode mudar. 94% dizem que irão votar em Lula enquanto 95% selaram a escolha por Bolsonaro.

Contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa divulgada nesta quarta-feira foi realizada entre 17 e 19 de outubro e entrevistou 2.192 eleitores presencialmente em 181 cidades. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07340/2022. A margem de erro é dois pontos para mais ou para menos.

Bolsonaro amplia vantagem no Sudeste e Lula mantém liderança folgada no Nordeste

Jair Bolsonaro ampliou a vantagem para Lula no Sudeste, segundo a pesquisa Datafolha divulgada ontem.

Na região que concentra os três maiores colégios eleitorais do País, o candidato à reeleição alcançou 50% das intenções de voto, uma oscilação positiva de dois pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior, publicado em 14 de outubro. Lula, por sua vez, oscilou negativamente, dentro da margem de erro da pesquisa, de 44% para 43%.

O petista, no entanto, mantém larga vantagem no Nordeste, onde o placar é de 67% a 29%. Na região, Lula oscilou um ponto para baixo, e Bolsonaro dois para cima.

Bolsonaro segue líder nas demais regiões: Centro-Oeste (53% a 39%), Sul (55% a 38%) e Norte (50% a 46%).

Datafolha em SP no 2º turno: Tarcísio tem 49% das intenções de voto; Haddad, 40%

O Datafolha também divulgou números de pesquisa para a disputa do 2º turno pelo Governo de São Paulo. O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) continua à frente na corrida ao Palácio dos Bandeirantes e tem 49% das intenções de voto, nove pontos porcentuais acima do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT).

Há 8% de paulistas que irão votar branco ou nulo e 3% indecisos. Os votos válidos, que não contabilizam os brancos e nulos, apontam Tarcísio com 55% e Haddad, 45%.

Nos votos totais, o ex-ministro do governo Bolsonaro oscilou negativamente um ponto porcentual para baixo em comparação à pesquisa anterior, do dia 7, enquanto o petista manteve os mesmos 40%. Nos votos válidos, o cenário se mantém o mesmo.

 

O que você achou desse conteúdo?