Logo O POVO+
Eleitor pode pedir passagem intermunicipal grátis a partir de quarta, 26; veja como
Politica

Eleitor pode pedir passagem intermunicipal grátis a partir de quarta, 26; veja como

Eleitor terá direito ao deslocamento gratuito ao local de votação no segundo turno das eleições
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Movimentação nos terminais de ônibus.  (Foto: FERNANDA BARROS/O POVO)
Foto: FERNANDA BARROS/O POVO Movimentação nos terminais de ônibus.

Os eleitores que precisarão se deslocar entre os municípios cearenses durante o segundo turno das eleições de 2022, utilizando o benefício da passagem gratuita no transporte regular e complementar, poderão solicitar o bilhete a partir desta quarta-feira, 26. Para isso, basta que os interessados comprovem o local de votação.

A confirmação pode ser feita nos terminais rodoviários, apresentando os seguintes documentos: RG, CNH ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), adicionando título de eleitor ou E-título ou comprovante de votação.

Para os municípios que não integram a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e Capital, a medida estará disponível a partir das 17 horas da sexta-feira, 28, até às 8 horas da segunda-feira, 31. O eleitor poderá se deslocar entre as cidades durante esse período e, após a solicitação, não há possibilidade de remarcação das passagens.

Em Fortaleza, assim como no primeiro turno, os eleitores terão direito ao passe livre. A medida ficará disponível das 5h às 18 horas do dia 30 de outubro, mesmo período em que a gratuidade ficará à disposição na RMF. Nesses locais, para garantir a passagem grátis nos ônibus, vans, Metrofor e no VLT, não é necessária nenhuma ação prévia, bastando apenas acessar o transporte.

“É um símbolo muito forte compreender o transporte como uma infraestrutura, como um serviço que está aí para poder, justamente, atender a população em uma necessidade de exercer a cidadania de poder votar”, destacou Dimas Barreira, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Dimas acrescentou que os usuários que têm o cartão, poderão utilizá-lo no validador e liberar o acesso na catraca, sem que seja descontado qualquer valor. Durante a ação, o equipamento vai apenas mostrar o saldo como procedimento padrão. Caso o eleitor não tenha o eletrônico, a entrada será liberada pelo motorista.

Igor Ponte, presidente da Companhia Cearense de Trens Metropolitanos (Metrofor), ressaltou que, diferente do primeiro turno, estarão funcionando também os VLTs de Sobral e Cariri de forma gratuita. Em todas as linhas, tanto de Fortaleza, quanto no Interior, não haverá necessidade de comprovação de local de voto durante o uso.

As catracas estarão liberadas, funcionando apenas para efeito de contagem dos passageiros que passarão pelo terminal. Na votação que ocorreu em 2 de outubro, foram quase 10 mil pessoas utilizando o serviço e a expectativa é que esse número cresça. “Estamos empenhados nesse objetivo de garantir aos cidadãos cearenses opções mais amplas possíveis para que ele possa exercer sua cidadaia”, acrescentou.

Hélio Winston Leitão, presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), garantiu que os órgãos estão empenhados em garantir "toda condição” para os eleitores votarem, incluindo a adição de frota extra, caso necessário.

“Fizemos uma exigência para que não deixe o leitor sem transporte”, disse. O gestor estima que entre 200 mil e 250 mil pessoas usem o transporte gratuito durante a votação, considerando todos os modais e regiões do Estado.

Aprovação

A medida ocorre após a governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), sancionar na última quinta-feira, 20, a lei que garante gratuidade nos transportes coletivos metropolitanos e intermunicipais. O projeto havia sido enviado à Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), no dia 19 de outubro, e aprovado pelos parlamentares da Casa.

2 - Regiões metropolitanas: Transporte regular (ônibus), Complementar (vans) e metroviário

Região Metropolitana de Fortaleza: transporte metropolitano rodoviário e metroviário

Período: dia 30/10/2022 (5 às 18 horas)
Cidades: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante.

Região Metropolitana do Cariri (Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Missão Velha): ônibus, vans e VLT.

Período: dia 30/10/2022 (5 às 18 horas)

Região Metropolitana de Sobral: VLT

Período: dia 30/10/2022 (5 às 18 horas)

Para qualquer dúvida sobre a gratuidade do transporte público nas eleições, o eleitor pode contatar os seguintes órgãos:

Sindiônibus: (85) 4005 0956
Plantão de Atendimento da Arce: 0800 275 3838

Colaboraram Ísis Tavares e Davi Lima, especiais para O POVO  

 

O que você achou desse conteúdo?