Logo O POVO+
"Não existe candidato a ministro", diz Rui Costa
Politica

"Não existe candidato a ministro", diz Rui Costa

Governador da Bahia, que encerra em dezembro seu segundo mandato, já foi citado como opção para Casa Civil, Planejamento e até Economia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
RUI COSTA falou dos planos após reunião com Lula (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação RUI COSTA falou dos planos após reunião com Lula

Cotado para assumir um ministério no novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse ontem que, apesar das especulações, "não existe candidato a secretário ou a ministro"

"Eu, como sou governador, se alguém quisesse criar constrangimento para mim, já perderia ponto para ser secretário. Já perderia ponto no ranking de escolha. Portanto, como eu não quero perder pontos no ranking de escolha (para ministro), eu também não vou comentar as hipótese de ministério nenhum", disse

Em entrevista coletiva ao lado do governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), após reunião que tratou da transição do governo estadual, Rui disse que recepcionou Lula e a mulher, Rosângela da Silva, a Janja, no sul da Bahia, onde o casal descansa após a campanha. O governador afirmou ainda que não criará nenhum "constrangimento" ao presidente eleito e que não comentará nada sobre ministérios.

"Verdadeiros amigos não criam constrangimento, facilitam. E eu não criarei nenhum tipo de constrangimento, nem a Bahia criará nenhum tipo de constrangimento ao presidente Lula. Ele é muito grato à Bahia, ele reconhece a Bahia, e a Bahia fica muito feliz de ele ter escolhido descansar no Estado", disse o governador.

"Ele terá toda a liberdade e eu não farei comentário nenhum, sobre ministério, em nenhuma hipótese", completou.

OPÇÕES

Os ministérios da Casa Civil, Planejamento e até Economia já foram citados como possíveis cadeiras que podem ser ocupadas pelo governador da Bahia. Rui Costa encerra em dezembro seu segundo mandato e não terá cargo público a partir de 2023.

O governador disse, ainda, que após o descanso, o presidente eleito iniciará conversas para compor o corpo ministerial. "A Bahia, independente disso, tenho absoluta certeza, será muito bem tratada pelo presidente, ele é apaixonado pela Bahia, pelos baianos".

Questionado, o governador Rui não quis dar detalhes sobre as conversas tratadas durante o encontro. Apenas afirmou que o tempo de conversas de Lula será curto, por isso, o presidente eleito deverá seu ministério até a primeira quinzena de dezembro

Lula está hospedado na casa de veraneio do deputado federal Ronaldo Carletto (PP-BA) em um condomínio no município de Caraíva, em Porto Seguro.

O que você achou desse conteúdo?