A equipe de transição dos governos de Izolda Cela (sem partido) e Elmano Freitas (PT) foi anunciada ontem em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).
Pelo lado do governo, as atividades vão ser coordenadas por Chagas Vieira, secretário da Casa Civil. Governador eleito, Elmano indicou Eudoro Santana (PSB) como coordenador.
Ao todo, são 12 membros, metade escolhida por Izolda e metade por seu sucessor, Elmano, que venceu a disputa eleitoral ainda no primeiro turno.
Completam o time da governadora Ronaldo Borges, Fernanda Pacobahyba, Flávio Jucá, Vladyson Viana e Rita Bezerra.
Os apontados por Elmano foram, além de Eudoro, Luísa Cela, Alfredo Pessoa de Oliveira, Augusta Brito, Max Quintino e Ana Maria Fontenele.
Em seu grupo, o petista adotou paridade de gênero: três homens e três mulheres. Cela é ex-secretária-executiva da Cultura do Estado e filha de Izolda. Brito é primeira suplente de Camilo Santana (PT) no Senado.
Ainda entre os nomes que compõem o grupo de Elmano, há dois ex-secretários da gestão de Luizianne Lins à frente da Prefeitura de Fortaleza: Alfredo Pessoa e Ana Maria Fontenele.
As opções do petista contemplam quadros próximos de Camilo, Luizianne e Izolda, sugerindo possíveis caminhos que o chefe do Executivo deve seguir a partir de 2023 e as forças que podem ter primazia na administração.
O decreto nº35.003 institui a "equipe de transição encarregada das providências necessárias à transferência governamental, propiciando condições para que o governador do Estado eleito possa receber da atual gestão todos os dados e informações indispensáveis ao planejamento e à futura implementação de programa, projetos e ações pelo novo governo".
Os trabalhos da equipe terão início já a partir da próxima terça-feira, 8, data da primeira reunião, que está prevista para ser realizada nas dependências do Palácio da Abolição.
INDICADOS DA GOVERNADORA IZOLDA CELA
Chagas Vieira (coordenador), secretário da Casa Civil
Ronaldo Lima Moreira Borges, secretário do Planejamento e Gestão
Fernanda Pacobahyba, secretária da Fazenda
Flávio Jucá, que está respondendo pela Casa Civil
Vladyson Viana, presidente do Sine/IDT
Rita de Cássia Lima Bezerra, ex-presidente do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades
do Ceará (Ideci) e assessora do gabinete do Governo do Estado
INDICADOS DO GOVERNADOR ELEITO ELMANO DE FREITAS
Eudoro Santana (coordenador), ex-deputado estadual e ex-presidente do Iplanfor
Luísa Cela, ex-secretária executiva da Cultura
Alfredo Oliveira, ex-secretário do Planejamento da gestão Luizianne Lins (PT) na Prefeitura de Fortaleza
Augusta Brito (PT), deputada estadual e suplente eleita de Camilo Santana (PT) no Senado
Max Quintino, superintendente do Detran
Ana Maria Fontenele, ex-secretária da Administração, Educação e Saúde das gestões Luizianne