O deputado estadual eleito Stuart Castro (Avante) esteve na lista de pessoas presas na manhã dessa quarta-feira, 30, em operação do Ministério Público do Estado (MPCE) que investiga supostas irregularidades em contratos da Prefeitura de Itaiçaba. A operação foi coordenada pela Procuradoria de Justiça de Crimes Contra a Administração Pública (Procap) em parceria com a Policia Civil.
Foi determinado ainda pela Justiça o afastamento cautelar do prefeito do município, Frank Gomes (PDT), e do secretário de Infraestrutura, Indústria, Comércio e Turismo por um período inicial de 180 dias.
No total, foram emitidos 19 mandados de busca e apreensão contra gestores e ex-gestores públicos, além de empresários. Também integram a lista de alvos Hermógenes Gomes, irmão do prefeito de Itaiçaba. As informações foram antecipadas pelo jornalista e colunista do O POVO Carlos Mazza.
O irmão do prefeito, dono de uma empresa de fachada que realizava obras na cidade segundo o MP, e Stuart, proprietário da firma responsável pela limpeza pública, bem como o gestor e o secretário afastados são suspeitos de praticar crimes de peculato, falsidades material e ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O processo corre em segredo de Justiça.
Em resposta à reportagem, o advogado do prefeito de Itaiçaba, Leandro Vasques, informou que a defesa ainda está estudando as medidas e montando a estratégia de enfrentamento às denúncias. Ele informou que já está em contato com a Procap para saber da existência de alguma solicitação de depoimentos ainda nesta semana.
O parlamentar é natural de Fortaleza e nasceu em 30 de novembro de 1977. Curiosamente, ele foi preso no dia do seu aniversário de 45 anos. Stuart é o filho mais novo da professora Eridan Castro, natural de Reriutaba, mais conhecida como Tidan, e do piloto José Ferreira Lima, natural de Fortaleza, conhecido como Comandante Lima.
Stuart Castro cursou Engenharia Civil e tem especialização em Limpeza Urbana. Ele é casado com a cirurgiã-dentista e vereadora Lyziane Bitar (PL), de Mulungu. Além de empresário, o político é proprietário, dentre outras empresas, da Ecoserv Construções e Serviços, que atua no ramo de Engenharia e Prestação de Serviços.
Nas eleições de outubro deste ano, o futuro parlamentar foi eleito para uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) pelo Quociente Partidário (QP) após concorrer ao pleito pela segunda vez e obter 17.243 votos. O empresário chegou a tentar uma vaga na Casa em 2006 pelo Partido Trabalhista Nacional - PTN, mas não foi eleito, garantindo apenas a suplência de deputado. (colaboraram Carlos Mazza e Vítor Magalhães)