Logo O POVO+
Deputado cearense eleito Yury do Paredão é alvo de operação da PF
Politica

Deputado cearense eleito Yury do Paredão é alvo de operação da PF

Mandados cumpridos pela PF foram contra empresários, servidores e ex-servidores de Ouricuri (Pernambuco), Juazeiro do Norte e Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Yury do Paredão foi eleito deputado federal pela primeira vez na eleição deste ano (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Reprodução/Instagram Yury do Paredão foi eleito deputado federal pela primeira vez na eleição deste ano

Dois deputados cearenses eleitos no pleito de outubro tornaram-se alvos de operações policiais em um intervalo de 48 horas. O deputado federal eleito Yury do Paredão (PL) e o deputado estadual eleito Stuart Castro (Avante) são investigados. Stuart chegou a ser preso na última quinta-feira, 1º de dezembro, enquanto Yury foi alvo de mandado de busca e apreensão, segundo fontes da PF.

Paredão está entre os alvos de três operações da PF deflagradas nessa sexta-feira, 2, que investigam supostos crimes envolvendo a administração pública na Prefeitura de Ouricuri (PE) e contratos firmados pela gestão com empresas com sede em Pernambuco e no Ceará. A PF divulgou que 35 mandados de busca e apreensão - sendo um deles contra Yury - e três mandados de prisões preventivas foram cumpridos ao todo.

No Ceará, foram dez mandados de busca e apreensão, sendo nove em Juazeiro do Norte e um em Fortaleza, além de dois mandados de prisão preventiva na cidade do Cariri. As operações lideradas pelos órgãos em Pernambuco foram batizadas de “Ipuçaba”, “Circus” e “Pergaminho” e contaram com suporte de agentes alocados nas cidades cearenses.

Já Stuart foi preso na esteira de operação que investiga supostas irregularidades em contratos da Prefeitura de Itaiçaba, no Vale do Jaguaribe. O caso envolveria contratos de uma empresa de prestação de serviços do parlamentar com a Secretaria de Infraestrutura, Indústria, Comércio e Turismo de Itaiçaba.

O prefeito Frank Gomes (PDT) e um secretário foram afastados das funções em Itaiçaba por um período inicial de 180 dias. A operação foi realizado pela Ministério Público do Estado, em parceria com a Polícia Civil. 

Eleito para o primeiro mandato de deputado federal, com 90,4 mil votos, Yury é empresário com atuação majoritária na região do Cariri. Ele é irmão da presidente eleita da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, a vereadora Yanny Brena (PL).

Stuart é empresário, natural de Fortaleza, e tem especialização em Limpeza Urbana. Casado com a vereadora Lyziane Bitar (PL), de Mulungu, ele é proprietário, dentre outras empresas, da Ecoserv Construções e Serviços, que atua no ramo de Engenharia e Prestação de Serviços.

Yury do Paredão diz estar "à disposição" da PF

Após a operação ser deflagrada, Yury do Paredão divulgou nota dizendo estar “à disposição” da corporação para quaisquer esclarecimentos sobre o caso.

“No dia de hoje (ontem) pela manhã respondi a todos os questionamentos feitos pela Polícia Federal e me coloquei à disposição para esclarecer quaisquer outras perguntas que venham a surgir. É meu dever cívico dirimir qualquer dúvida que exista por parte das instituições”, diz o deputado eleito, em nota enviada ao O POVO por aliados.

“Sigo no meu dia a dia com as minhas atividades e ciente de que transparência e prestação de contas são premissas fundamentais do homem público”, destacou a nota do deputado.

 

O que você achou desse conteúdo?