O governador eleito Elmano de Freitas (PT) confirmou ontem que irá pedir uma convocação extraordinária da Assembleia Legislativa em janeiro para votar o projeto de reforma administrativa do Estado a ser proposto pelo novo governo.
Como os deputados eleitos neste ano só tomarão posse na Casa no dia 1º de fevereiro, a convocação deve atingir os parlamentares eleitos para a legislatura passada, em 2018. Ainda em análise pela nova gestão, o projeto de reforma administrativa deverá propor a criação de uma série de novas secretarias do Estado, além de possíveis fusões entre pastas.
Na manhã de ontem, Elmano declarou que a conclusão da proposta ainda aguarda definições atualmente em análise pelo governo Lula (PT), uma vez que existe a intenção de que o Ceará reproduza algumas estruturas da máquina federal.
Entre algumas pastas já sinalizadas pelo governador eleito desde sua vitória nas urnas, estão a criação de uma secretaria específica para pautas de Mulheres, assim como uma outra pasta voltada para parcerias internacionais da gestão. Pastas que também podem ser criadas envolvem áreas de trabalho, habitação ou de combate à fome.