O senador eleito Camilo Santana (PT) será anunciado ainda esta semana como ministro da Educação. Ele terá ao lado a governadora Izolda Cela (sem partido), na Secretaria da Educação Básica, um dos postos mais importantes no MEC.
A decisão estava encaminhada e foi sacramentada em reunião na última segunda-feira, 19, entre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Camilo, Izolda e o governador eleito Elmano de Freitas (PT).
Também estavam presentes o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e Fernando Haddad, indicado ministro da Fazenda e que já foi titular do MEC. A definição de Camilo para comandar o MEC era sinalizada desde o fim da semana passada.
Ao longo dos últimos dias, houve disputa de bastidor sobre a indicação. Izolda Cela chegou a ser tida como favorita para a vaga, mas houve resistência da bancada federal do PT, que insistiu em manter a vaga.
Na última sexta-feira, 16, quando já havia acerto encaminhado para a composição, a governadora já se manifestou falando sobre a área que irá comandar.
"Já está no tempo, vamos dizer assim, para não falar em atraso, de a educação básica ter um status de prioridade realmente mais forte, mais sistêmico. Porque nós só teremos mesmo a condição de construir um país mais justo se nós tivermos, são outras tantas coisas, mas essa base educacional bem feita, uma boa escola para as crianças e para os jovens brasileiros, é absolutamente essencial para isso." Ela ainda acrescentou: "Acredito que essa deva ser a prioridade do Governo Federal".
O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse ontem que Lula deve anunciar mais nomes para integrar seus ministérios ainda nesta semana. Segundo ele, a grande maioria dos nomes que ficarão à frente das pastas já está definida.
"Está praticamente tudo pronto", disse a jornalistas ao chegar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição em Brasília. Segundo o futuro ministro, os organogramas de todos os ministérios estão prontos e serão entregues aos indicados para os ministérios, à medida em que forem anunciados.
Lula deve contar com 37 ministros em sua equipe. Ao comentar sobre a composição da equipe, Rui Costa afirmou que, apesar da ampliação na quantidade de ministérios, não devem se elevar os custos e cargos. "Fora o cargo individual de ministro, toda estrutura foi feita a partir de remanejamento de estruturas existentes", explicou.
Costa citou ainda que a equipe está preparando toda estrutura e atos normativos que Lula deverá assinar no dia 1º de janeiro. A lista inclui decretos para revogar medidas tomadas pela atual gestão.
Questionado, Rui Costa afirmou ainda que a equipe contará com uma estrutura provisória de segurança para o presidente eleito até uma reestruturação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). Ele afirmou que já há um nome definido para o cargo, mas que cabe a Lula anunciar.
Há uma expectativa de que Lula e Alckmin participem de uma cerimônia na quinta-feira, 22, no CCBB para apresentarem a formatação final do novo governo. O evento deve contar com a confirmação de novos nomes para as 37 pastas.
Capitão Wagner presta solidariedade a Izolda por ser "preterida por ser mulher" no MEC
O deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) prestou solidariedade à governadora do Ceará, Izolda Cela, que, segundo ele, foi "mais uma vez colocada na posição de coadjuvante". O senador eleito Camilo Santana (PT) foi escolhido para assumir o Ministério da Educação (MEC), para o qual Izolda também era cotada. Izolda será a secretária da Educação Básica.
"Na hora da campanha querem usar o legado e o trabalho dela. Na hora da escolha mais uma vez é preterida por ser mulher. A esquerda não consegue esconder sua demagogia e incoerência!", escreveu Wagner no Twitter.
Minha solidariedade à @IzoldaCelaCe que mais uma vez é colocada na posição de coadjuvante. Na hora da campanha querem usar o legado e o trabalho dela. Na hora da escolha mais uma vez é preterida por ser mulher. A esquerda não consegue esconder sua demagogia e incoerência! https://t.co/lkznKTaezW
— Wagner (@capitao_wagner) December 20, 2022