O governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT), revelou ter tido um diálogo com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no qual trataram de temas vinculados à Segurança Pública. O encontro entre os petistas ocorreu na última segunda-feira, 19, em Brasília. No dia seguinte, Elmano detalhou a conversa.
“Lula lembrou do projeto do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Tenho certeza de que o nosso Pacto pelo Ceará Pacífico dialogará com o que for debatido no governo federal para o novo Pronasci", projetou o cearense durante evento de implementação do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), em Sobral, na região Norte do Estado.
A abertura para discutir Segurança Pública é um indicativo de que haverá uma relação de cooperação entre os estados e a União. Nos últimos anos, governadores reclamaram que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não tratou temas dessa seara, como a nacionalização do crime organizado, de forma apropriada e arremessou responsabilidades de controle e combate à facções e outros grupos criminosos exclusivamente para os estados.
O Pronasci, citado por Elmano, foi criado em 2008 durante o governo Lula e voltou à pauta durante a campanha eleitoral deste ano, quando Lula prometeu o retorno para melhorar a formação de policiais a partir da implementação de bolsas. Já o PReVio, é um braço do Ceará Pacífico e tem foco direcionado para a redução da vulnerabilidades e prevenção à violência contra mulheres, crianças e adolescentes, pessoas LGBTQIA+ e outros grupos.