Além do futuro ministro Camilo Santana (PT), a governadora Izolda Cela (sem partido) também está se preparando para deixar o Ceará e seguir para Brasília. Depois de semanas comentando vagamente sua presença no plano nacional, ela confirmou, quase simultaneamente ao anúncio de Camilo, que deve assumir um cargo na pasta à convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A tendência é que ela seja secretária nacional da Educação Básica. "Sair do Ceará não era um plano, envolve mudanças de ritmos e de dinâmica, mas tem essa convocação muito importante, que eu considero uma honra", destacou.
A governadora elogiou Camilo e disse que ele tem experiência em uma gestão que colocou a Educação como projeto prioritário, não só de Governo, mas de Estado. "Trabalhamos juntos e temos essa boa sintonia. Mas também o presidente Lula expressou essa vontade, esse convite para que eu possa ajudar no serviço", afirmou.
"Não porque nós estamos a mil maravilhas, mas porque temos avanços que se destacam no cenário nacional. Isso vem contribuir com um projeto de País que precisa olhar com responsabilidade para a Educação, especialmente a Educação Básica", disse ainda.
Juntos, os dois deixam o legado de 87 escolas públicas cearenses entre as 100 melhores do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 divulgado este ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
É de Izolda uma das maiores políticas de educação pública no Brasil, que fez com que Sobral passasse a ser referência nacional, com o modelo que prioriza a alfabetização fosse replicado em diversos estados. Psicóloga por formação, ela é graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especializou-se em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Também possui especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e tornou-se professora do curso de Pedagogia da instituição anos depois. A atual governadora só iniciou sua trajetória política em 2001, quando aceitou ser subsecretaria de Desenvolvimento da Educação de Sobral.
Ela colocou em prática o plano com estratégias traçadas para alfabetizar as crianças sobralenses na idade certa. Ela começou, então, a ser titular das secretarias de Educação, primeiro de Sobral e depois do Ceará, entre 2007 e abril de 2014.
Izolda levou o êxito que teve no município e transformou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) em política pública do governo. O projeto virou base para a construção do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em 2013, pelo Ministério da Educação (MEC).
Com informações da repórter Alexia Vieira