O governador eleito Elmano de Freitas (PT) ainda deve anunciar os titulares de 16 secretarias de Estado. Nesta sexta-feira, 23, ele revelou os primeiros sete nomes que vão compor seu governo a partir de 1° de janeiro de 2023.
Atualmente, existem 21 secretarias na estrutura administrativa do Estado, mas o número deve passar para 23 após as adições propostas pelo futuro governo de Elmano.
Em entrevista ao O POVO em novembro, o governador eleito afirmou que pretende aumentar o número de pastas. Ele disse que estudava realizar o desmembramento da atual Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) em novas pastas: uma dedicada às Mulheres e outra voltada ao Trabalho e Inclusão Social.
A SPS já tem secretária definida, com a escolha de Onélia Santana para continuar à frente da pasta.
Além dela, as secretarias de Saúde, da Segurança Pública, da Administração Penitenciária, a Controladoria-geral de Disciplina, a Procuradoria-geral do Estado e a da Cultura tiveram seus titulares anunciados nessa sexta-feira.
Para viabilizar logo as mudanças no organograma da gestão estadual, Elmano afirmou que convocará sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Ceará em janeiro para apresentar uma proposta de reforma administrativa do governo.
*Secretarias que ainda devem ser criadas