Logo O POVO+
Elmano faz últimos ajustes no secretariado na semana que antecede a posse
Politica

Elmano faz últimos ajustes no secretariado na semana que antecede a posse

Governador eleito previa que o secretariado fosse divulgado na primeira quinzena de dezembro, mas indefinições no plano nacional e com partidos aliados postergaram o anúncio
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GOVERNADOR eleito deve divulgar hoje nova leva de nomes para as pastas (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS GOVERNADOR eleito deve divulgar hoje nova leva de nomes para as pastas

A menos de uma semana da posse, o governador eleito Elmano de Freitas (PT) deve anunciar ainda o nome de pelo menos 16 nomes que integrarão o alto escalão de sua gestão. A expectativa é que na segunda-feira, 26, novos titulares sejam confirmados pelo futuro chefe do Executivo.

“Ao longo dos próximos dias divulgarei os demais secretários(as) que, ao meu lado e de Jade Romero, terão a missão de construir um Ceará cada vez mais humano e desenvolvido”, escreveu Elmano na sexta-feira, 23, quando comunicou os nomes de sete secretários, todos que já tinham ou tiveram algum envolvimento na gestão do futuro ministro Camilo Santana (PT) ou da atual governadora Izolda Cela (sem partido).

Elmano previa que o secretariado fosse divulgado na primeira quinzena de dezembro. No entanto, suas decisões ficaram “travadas” com a indefinição no plano nacional, com a postergação do anúncio dos ministros do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, estava em curso a articulação com os partidos que o apoiaram na eleição. Mesmo na primeira leva, a confirmação dos nomes foi adiada algumas horas.

Se os primeiros nomes anunciados se encaixam em perfis dentro do espectro de continuidade de gestões anteriores, os que virão nesta semana devem envolver decisões estratégicas que ainda estavam sendo debatidas. Alguns dos nomes terão um perfil mais político aliados a partidos aliados, como o MDB de Eunício Oliveira ou o PP de Zezinho Albuquerque. A vice de Elmano, Jade Romero (MDB), por exemplo, já vem sendo cotada para assumir uma secretaria, possivelmente a da Juventude (Sejuv).

O PDT também terá espaço, especialmente após reunião que garantiu “apoio institucional” de pedetistas à gestão. Com isso, alguns nomes da legenda devem ser anunciados em breve para integrar cargos em secretarias do governo estadual. Da agremiação, há a perspectiva da indicação do deputado federal Idilvan Alencar (PDT) para a Secretaria da Educação (Seduc) e do deputado estadual Salmito Filho, que pode ficar com Esportes ou Desenvolvimento Econômico.

Nomes considerados de confiança do governador também são cotados para ocupar pastas do “coração” do Palácio da Abolição. Waldemir Catanho deve assumir a Chefia de Gabinete, sendo uma presença defendida publicamente pelo governador eleito.

Assessor de longa data da deputada federal Luizianne Lins (PT), Catanho foi uma espécie de coordenador da Prefeitura de Fortaleza da gestão petista. Maximiliano Quintino, que integrou o grupo de transição, é cotado para Casa Civil.

Outro nome mencionado pelo próprio governador eleito é Alfredo Pessoa, que foi coordenador do grupo da Fazenda e Planejamento e Gestão, indicado pelo novo governo. Na gestão Luizianne, Alfredo foi secretário do Planejamento e da Administração, pasta em que é cotado para assumir. 

Antes dada como certa, a permanência de Fernanda Pacobahyba à frente da Secretaria da Fazenda (Sefaz) virou dúvida com a possibilidade dela assumir cargo no Ministério da Educação ao lado de Camilo Santana.

Atualmente, existem 21 secretarias na estrutura administrativa do Estado, mas o número deve aumentar para 23 após as adições propostas pelo futuro governo de Elmano. Ele afirmou querer o desmembramento da atual Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) em novas pastas: uma dedicada às Mulheres e outra voltada ao Trabalho e Inclusão Social. Para isso, vai enviar, ainda em janeiro, uma proposta à Assembleia Legislativa (AL-CE).

O que você achou desse conteúdo?