Seguindo tendência que ocorre desde os governos Cid Gomes (PDT) e Camilo Santana (PT), o Partido dos Trabalhadores deve manter a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) como parte de sua "cota" na máquina administrativa do Ceará. Até agora, o nome mais cotado para assumir a pasta é o do deputado estadual Moisés Braz (PT).
Integrante do grupo do deputado José Guimarães (PT) no petismo local, Moisés foi reeleito para a Assembleia na eleição deste ano. Uma nomeação dele, portanto, abriria caminho para a posse do primeiro suplente do partido na Casa, Nizo Costa (PT).
Como o próprio Elmano já confirmou interesse de que o segundo suplente, Guilherme Sampaio, também assuma cargo no Legislativo, há a expectativa de que outro deputado petista seja anunciado para a equipe do Estado.
A informação do favoritismo de Moisés foi confirmada à coluna por lideranças do PT Ceará. Eles afirmam que a indicação do parlamentar já estaria "praticamente confirmada", aguardando apenas a conclusão das negociações entre Elmano e partidos aliados.
Nesta segunda-feira, 26, o governador eleito passou praticamente toda a tarde recebendo aliados em Fortaleza, no endereço da Aldeota onde o senador eleito Camilo Santana mantém um escritório. Apesar disso, o ex-governador não participou nas negociações.
Entre os que estiveram no local, estavam uma série de lideranças do PT, o deputado federal eleito Eunício Oliveira (MDB) e o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PP).
Até o momento, Elmano anunciou os titulares de sete secretarias de seu governo: Elmano divulgou sete nomes: Tânia Mara Coelho (Saúde); Samuel Elânio (Segurança Pública); Mauro Albuquerque (Administração Penitenciária); Rodrigo Bona Carneiro (Controladoria-geral de Disciplina); Onélia Santana (Proteção Social); Rafael Machado Moraes (Procuradoria-geral do Estado); Luísa Cela (Cultura).
Os nomes anunciados até agora têm o perfil de continuidade da gestão, visto que fizeram parte da gestão Camilo Santana ou estão no governo de Izolda Cela (sem partido).
A menos de uma semana da posse, o governador eleito deve anunciar ainda o nome de pelo menos 16 nomes que integrarão o alto escalão de sua gestão. A expectativa era novos titulares fossem confirmados pelo futuro chefe do Executivo nesta segunda-feira, o que não ocorreu.