Logo O POVO+
Elmano define comandos da segurança: "Minha determinação é tomada de territórios"
Politica

Elmano define comandos da segurança: "Minha determinação é tomada de territórios"

Governador fala ainda em concursos para Polícia Civil, Pefoce e Polícia Penal, após convocar aprovados, e que gestão estadual fará enfrentamento às facções criminosas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GOVERNADOR participou ontem de evento na OAB-CE (Foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo)
Foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo GOVERNADOR participou ontem de evento na OAB-CE

O governador Elmano de Freitas (PT) definiu nesta terça-feira, 3, comandos na área da segurança pública, em reunião com o secretário Samuel Elânio.

Na solenidade em que sancionou a lei do piso salarial dos advogados, realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), o chefe do Poder Executivo estadual afirmou já ter definido os comandos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense. Ele não quis, entretanto, anunciar os nomes, nem citou se o delegado-geral da Polícia Civil está entre os definidos.

A divulgação, segundo ele, deverá ser feita nesta quarta-feira, 3, pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social.

Elmano destacou que haverá enfrentamento claro contra as facções criminosas. "Minha determinação é a tomada de territórios", disse, sobre as áreas do Estado sob domínio das organizações.

Concursos

Sobre a realização de concursos para a segurança, Elmano reforçou que a prioridade será chamar os concursados já aprovados para a Polícia Civil. Em seguida, haverá novo concurso, também para a corporação, com objetivo de ampliar o contingente.

Ele projeta também a necessidade de concurso para a Perícia Forense (Pefoce). Segundo ele, a ampliação será necessária pelo aumento da demanda pericial com a ampliação de quadros da Polícia Civil.

Além disso, o governador disse que será discutido concurso para policiais penais. Dessa forma, será possível ampliar a presença de policiais militares nas ruas, com o remanejamento dos PMs atualmente em atuação nos presídios e que poderão voltar às atividades originais.

"Eu quero primeiro chamar os concursados da Polícia Civil e preparar um concurso para aumentar ainda mais o efetivo da Polícia Civil. E eu sei que no momento em que eu aumento o efetivo da Polícia Civil, eu preciso da retaguarda da Perícia Forense. Então, nós vamos fazer esse encaminhamento, assim como nós vamos debater um concurso da Polícia Penal, para que policiais militares que hoje estão no sistema prisional retornem à Polícia Militar para fazer o serviço de segurança da rua para o cidadão e a cidadã", disse Elmano.

Mutirão de cirurgias

Durante o evento, Elmano disse ter determinado à Secretaria de Saúde (Sesa) a expansão do número de equipamentos que podem realizar os procedimentos cirúrgicos para diminuir as filas no Estado. Ele disse também querer que a gestão estadual ande "de mãos dadas" com o federal para aumentar a capacidade de cirurgias.

"Nós já temos um grupo de hospitais que tem feito cirurgias. A determinação com a secretária é que nós ampliemos o número de equipamentos que podem participar", afirmou.

A diminuição do número de pessoas à espera de cirurgias é promessa de campanha do petista. Em novembro, disse em entrevista ao O POVO que estudava fazer parcerias com prefeituras e realizar o cadastramento de empresas privadas para capilarizar o acesso da população. 

Elmano ressaltou que haverá uma reunião com o Ministério da Saúde (MS), diante da promessa da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de também realizar mutirões para zerar as filas de consultas, exames e cirurgias acumulados. "Vamos de mãos dadas aumentar a capacidade de cirurgias do Ceará para diminuir a fila das cirurgias no estado", comentou Elmano.

Mais cedo, o petista e a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, estiveram em reunião. O objetivo, segundo Elmano, foi discutir assuntos como o mutirão da fila de cirurgias eletivas, o andamento das obras do Hospital Universitário e a ampliação da rede de assistência. "A saúde dos cearenses é uma das nossas principais prioridades", escreveu.

Ontem, a titular da saúde apresentou a equipe que vai ocupar os cargos de secretários executivos. São eles: Maria Vaudelice Mota (Políticas de Saúde); Antônio Silva Lima Neto, o Tanta (Vigilância em Saúde); Joana Gurgel Holanda Filha (Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional); Maria Aparecida Gomes Rodrigues Façanha (Planejamento e Gestão Interna) e Luiz Otavio Sobreira Rocha Filho (Administrativo-financeira). 

Com informações de Carlos Mazza e Júlia Duarte

O que você achou desse conteúdo?