Logo O POVO+
Elmano muda comando de órgãos de segurança com nomes já conhecidos nas corporações
Politica

Elmano muda comando de órgãos de segurança com nomes já conhecidos nas corporações

Assim, como fez com o titular da SSPDS, o governador escolheu oficiais que já desempenhavam cargos de destaque
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Governador Elmano de Freitas (PT) anuncia mudanças no comando de órgãos da segurança pública (Foto: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS)
Foto: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS Governador Elmano de Freitas (PT) anuncia mudanças no comando de órgãos da segurança pública

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou ontem mudanças no comando das polícias e demais órgãos de segurança do Estado. Apenas dois dos nove dos cargos não terão mudanças. No entanto, mesmo com as alterações, não houve surpresas nos nomes, já que todos os escolhidos faziam parte das cabeças dos organogramas das corporações.

A movimentação é semelhante ao que aconteceu com o novo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Samuel Elânio, que era secretário executivo.

Na Polícia Militar, o lugar que era do coronel Márcio Oliveira será do também coronel Klênio Nascimento, antes subchefe do Estado Maior Geral, terceiro na linha de hierarquia, e diretor de Planejamento e Gestão Interna da PM.

Seu currículo aponta que ele já foi coordenador de setores operacionais ou de gestão dos agentes. Ele já tinha ocupado cargos na SSPDS, no Gabinete do Secretário e na Coordenadoria de Planejamento Operacional.

Márcio Oliveira vai permanecer na gestão de Elmano e migrará para o corpo da SSPDS como executivo de Políticas de Direção Superior. Com sua saída do cargo, ele precisará ir para a reserva remunerada, mas poderá assumir a cadeira por se tratar de uma posição civil.

Fundador do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Márcio foi escolhido na gestão Camilo Santana (PT). Na época, o Estado tinha como “carro-chefe” na segurança a expansão das bases para o Interior.

Na mesma linha, Elmano optou também por apenas deslocar o subcomandante geral da PM, coronel Clauber de Paula. Agora, o agente será o diretor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

No Corpo de Bombeiros, o comando geral será do coronel Cláudio Barreto, que estava lotado na Casa Militar. 

Na Polícia Civil, um nome já conhecido pelos antecessores de Elmano vai assumir o posto de delegado geral. Márcio Gutiérrez estava desde março de 2021 como delegado geral adjunto. Ele já havia chefiado também a Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, atual Delegacia de Combate à Corrupção.

O atual delegado geral, Sérgio Pereira, no posto desde 2021, também vai permanecer em destaque no setor de Segurança, assumindo o cargo de secretário-executivo de Políticas de Direção Superior da SSPDS. O agente já tinha ocupado as cadeiras de delegado geral adjunto e de chefe de gabinete da instituição.

Um dos únicos que será reconduzido é Júlio Torres, no cargo de perito geral da Perícia Forense (Pefoce) desde março de 2021. Ele é perito legista na corporação desde 2006, quando começou na gestão dentro da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) e, anteriormente, supervisionou o Núcleo de Perícia em DNA Forense da Pefoce.

Outro nome que fica é de Adriano de Assis, como secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, cargo que assumiu em 2017.

Na lista de anúncios também está Nabupolasar Alves Feitosa, doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ele será superintendente da Superintendente de Pesquisa e Estratégia em Segurança Pública (Supesp).

Os nomes já tinham sido definidos desde o início da semana, quando o governador teve reunião com o secretário Samuel Elânio. Em coletiva, na última terça-feira, 3, Elmano tinha deixado claro que a orientação é de enfrentamento às facções criminosas e “tomada dos territórios” onde os grupos têm controle.

Outros quatro órgãos vinculados têm nomes anunciados

Além de cargos da Segurança, o governador Elmano de Freitas (PT) divulgou quem vai comandar quatro órgãos estratégicos no Ceará. Pelas redes sociais, o petista decidiu por também dar continuidade nas estruturas já estabelecidas por gestões anteriores ou conhecidos por seus aliados políticos.

À frente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), ficará Danilo Serpa. Por sete anos, ele foi presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), quando entrou no organograma durante a gestão de Camilo Santana (PT). Ele deixou o cargo em novembro de 2022, após acompanhar a ex-governadora Izolda Cela (sem partido) na Cúpula das Nações Unidas para o Clima (COP 27).

Alguns meses antes da saída, em artigo publicado no O POVO, ele vinculou a Camilo, o desenvolvimento do Pecém. "Passa também pelos ex-governadores e pelo governador Camilo Santana, pois sempre entenderam o porto como um equipamento de política pública para o Estado", disse no texto. 

O nome mais destacado da leva é Quintino Vieira, reconduzido ao posto na Superintendência de Obras Públicas (SOP), cargo ocupado por ele desde 2019. O engenheiro já esteve em diversas cadeiras ao longo das gestões estaduais, como diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e superintendente do então Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará (DER).

No entanto, foi sob a gestão Camilo, que Quintino Vieira ganhou destaque, em 2015, como secretário-adjunto da pasta das Cidades e, a partir de 2017, como secretário-adjunto da Casa Civil.

No Detran-CE, o novo titular será Michel Mourão, diretor administrativo-financeiro do órgão desde 2021. Ele substituí Max Quintino, já empossado como secretário da Casa Civil de Elmano. 

O quatro nome é do servidor de carreira, Plínio Saboya, para a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Ele ocupou por quase 20 anos na Diretoria de Operação e Manutenção da companhia.

O que você achou desse conteúdo?