Logo O POVO+
Elmano se reúne com deputados e PDT comparece em peso
Politica

Elmano se reúne com deputados e PDT comparece em peso

Governador reuniu tanto aliados quanto "independentes"; apenas pedetistas ligados a RC não compareceram
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Elmano em reunião com deputados, secretários e a vice, Jade Romero (Foto: Reprodução / Twitter / Elmano de Freitas)
Foto: Reprodução / Twitter / Elmano de Freitas Elmano em reunião com deputados, secretários e a vice, Jade Romero

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), reuniu na tarde desta segunda-feira, 6, com a maioria dos deputados estaduais. O encontro serviu para alinhar a pauta do governo para as próximas semanas na Assembleia Legislativa. Segundo Elmano publicou nas redes sociais, estavam presentes mais de 30 dos 46 deputados que compõem a Assembleia.

O momento teve também ares de primeira medição da base aliada na Casa. Participaram não apenas os deputados abertamente declarados como base aliada do governo, como também uma série de parlamentares que vêm se declarando "independentes".

Dos 13 deputados do PDT na Casa, apenas os três parlamentares mais próximos ao ex-prefeito Roberto Cláudio - Antônio Henrique, Cláudio Pinho e Queiroz Filho - não compareceram. Candidato derrotado a governador, Roberto Cláudio preside o PDT de Fortaleza e teve aval da direção estadual para fazer oposição ao governo. No âmbito do Ceará, o PDT ainda não tomou uma postura diante do governo, embora tenha três secretários indicados e o líder do governo, deputado Romeu Aldigueri.

Pedetistas que vinham pregando independência, como Lia Gomes, Sérgio Aguiar e Marcos Sobreira, estavam entre os presentes. Lia é irmão de Ciro Gomes e Cid Gomes, todos pedetistas.

Apesar de eleito pela oposição, Firmo Camurça (União Brasil) manteve rota que vem tendo de aproximação com a gestão e participou da reunião.

Na reunião, Elmano detalhou as mensagens que serão enviadas pela gestão ao Poder Legislativo nos próximos dias, além de pedir apoio dos parlamentares às medidas. Entre as matérias citadas estão desde a reforma administrativa da gestão, que deverá criar nove novas secretarias de Estado, até a criação de uma campanha de combate à fome.

Outros pontos considerados urgentes destacados pelo governador incluem a proposta que prevê um mutirão de cirurgias eletivas na rede pública de saúde, assim como a renegociação de dívidas do Estado com o Banco do Brasil.

"Momento de mostrar que estamos em constante diálogo com os parlamentares para que, juntos, possamos desenvolver projetos que promovam o desenvolvimento do nosso estado, sempre com o olhar mais atento para a população mais carente", publicou Elmano nas redes sociais.

Nesta terça-feira, 7, o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, irá à Assembleia para apresentar as matérias. Há a expectativa ainda de que haja apresentação de outras propostas de interesse econômico da gestão.

 

O que você achou desse conteúdo?