Presentes em evento no Palácio da Abolição nesta sexta-feira, 10, prefeitos do PDT de municípios do Interior do Ceará foram unânimes na defesa de que o partido faça parte da base aliada do governador Elmano de Freitas (PT). O petista recebeu os gestores para a assinatura de novas adesões ao programa Garantia Safra.
A posição "pró-Elmano" dos gestores acaba isolando ainda mais na sigla o grupo do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), que inclui o prefeito José Sarto (PDT) e assumido postura de oposição ao petista. Até mesmo gestores que apoiaram o pedetista na eleição do ano passado foram rápidos em destacar que o racha seria passado.
"A eleição já acabou, acho que nós devemos sim não só apoiar o governo Elmano, como participar dele", diz o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PDT). Apesar de ter sido um prefeitos que mais "caíram em campo" por Roberto Cláudio em 2022, o pedetista afirmou que "não poderia" ficar na oposição a Elmano.
"Todos os municípios tiveram perda de arrecadação com o ICMS. Russas tem um potencial muito grande para investimento, principalmente no agronegócio e no polo ceramista, e eu preciso muito do apoio do governador Elmano, junto do ministro Camilo", destaca o prefeito de Russas, Savio Gurgel.
Outros prefeitos do PDT tiveram atuação destacada ao lado do governador no evento, incluindo o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), prefeito de Chorozinho Júnior Castro (PDT). Outra gestora que permaneceu próxima do governador durante o evento foi Juliana Aldigueri (PDT), prefeita de Granja, casada o líder do governo na Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PDT). Carlos Mazza)