Deputado federal e líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT) demonstrou preferência pela também deputada Luizianne Lins (PT) caso haja disputa com Eduardo Bismarck (PDT) pela coordenação da bancada cearense no Congresso.
"São dois bons nomes. Evidentemente, se tiver disputa, eu fico com a Luizianne. Mas defendo que se busque entendimento orientado pelo governador", afirmou o petista em conversa com O POVO nesse domingo, 12.
Hoje comandada por Junior Mano (PL), a bancada passará por escolha de nova coordenação, a quem cabe encaminhar decisões sobre alocação de verbas oriundas das emendas destinadas ao grupo formado por 22 deputados e três senadores.
Antes de Mano, a função foi desempenhada pelo deputado federal Domingos Neto, do PSD. Estão na briga agora Bismarck e Luizianne.
Segundo Guimarães, a escolha da coordenação "sempre foi definida entre bancada e o governador". O parlamentar também relatou já ter falado com o governador Elmano de Freitas e que ele precisa articular".
"Tem esses dois deputados querendo, Bismarck e Luizianne. Vai ter disputa, mas sempre se buscará o entendimento", apontou o deputado.
Em seguida, ele argumentou que a "coordenação de bancada é para ajudar, mediar e articular os interesses do Governo do Estado em Brasília" e que o cargo "não tem peso político dentro da Câmara, é uma coisa que diz respeito muito aos interesses do Estado". E acrescentou: "Eu defendo que a gente sente com o governador e o governador ajude a gente a negociar".
À reportagem, Bismarck assegurou ter somado votos suficientes para ser escolhido novo coordenador da bancada, mas que está buscando todos os parlamentares cearenses, um a um, para tentar construir consenso em torno do seu nome.
"Estou procurando todos os parlamentares para ir para essa missão", contou o pedetista, acrescentando que "precisa haver consenso e apoio".
"Para unanimidade", disse, "falta ainda convencer alguns pares. Porém, já temos as assinaturas necessárias".
Entre esses nomes a quem Bismarck não teria convencido, estão Fernanda Pessoa (União Brasil) e AJ Albuquerque (PP), além de membros da bancada do PT, a exemplo da senadora Augusta Brito, com quem ele não conversou pessoalmente.
Ainda conforme Bismarck, uma reunião para bater o martelo sobre a nova coordenação está prevista para logo depois do Carnaval, na primeira semana de março. Até lá, segue articulando apoios.
"Estou buscando e dialogando constantemente com o Guimarães, para vermos se conseguimos a unanimidade. É importante para o desenvolvimento do trabalho", defendeu.
O POVO tentou contato com a deputada Luizianne Lins (PT) para confirmar se está na disputa pela coordenação da bancada cearense, mas não houve retorno.