Logo O POVO+
Sarto justifica posição de RC de "independência com liberdade" do PDT em relação a Elmano
Politica

Sarto justifica posição de RC de "independência com liberdade" do PDT em relação a Elmano

Prefeito e governador tem cumprido agendas oficiais juntos e Sarto defende "relação institucional"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Elmano, Sarto e Zé Gotinha na manhã de ontem (Foto: Samuel Setúbal / especial para O POVO)
Foto: Samuel Setúbal / especial para O POVO Elmano, Sarto e Zé Gotinha na manhã de ontem

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), comentou a sequência de agendas ao lado do governador Elmano de Freitas (PT) e justificou a posição assumida pelo aliado dele dentro do partido, o ex-prefeito Roberto Cláudio. O partido vem adiando a decisão sobre apoiar ou não o governo. Roberto Cláudio é contra o apoio.

Sarto considera que seria "muito estranho" se o ex-prefeito apoiasse Elmano. "O candidato Roberto Cláudio foi votado para fazer oposição. Seria muito estranho, sem que se desse tempo, que houvesse uma guinada radical da posição política. Ele (Roberto Cláudio) tem dito dentro do partido que defende a independência com liberdade, que é extremamente coerente com a discussão", afirmou o prefeito. Roberto Cláudio foi candidato a governador em 2022 e foi terceiro colocado.

A posição de "independência com liberdade" não compromete o partido nem com ser governo nem oposição, mas libera os filiados que quiserem aderir a uma posição ou outra. Roberto Cláudio, à frente do diretório municipal de Fortaleza, já recebeu autorização para fazer oposição, e assim tem se portado. A maioria do partido, contudo, tem posição de apoio ao governo.

Quanto a Sarto, que tem cumpridos agendas oficiais com Elmano, defendeu uma proximidade baseada aa relação institucional. Elmano defende o mesmo.

"Politicamente, é a prudência que qualquer gestor deve ter com responsabilidade. Eu sou prefeito de todos os fortalezenses, o Elmano é o governador de todos os cearenses. O normal é que a gente tenha uma relação institucional para preservar", ressaltou Sarto, na manhã dessa segunda-feira, no início da vacinação bivalente, em um posto de saúde no bairro Pici, na Capital.

Sarto destacou que uma parceira como essa não acontecia no Governo Federal, fazendo menção à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "Onde nós não tivemos sequer um recurso para a área de saúde, que é uma área muito importante", destacou.

Elmano negou que a definição do PDT interfira no relacionamento entre as gestões. "Isso de maneira nenhuma afeta ou afetará a relação institucional do Governo do Estado com a Prefeitura de Fortaleza". O governador projeta outras ações que serão compartilhadas entre as gestões como o Minha Casa Minha Vida e a universalização do saneamento básico na Capital.

"As pessoas não esperam que a gente fique brigando e discutindo, as pessoas esperam que o prefeito e o governador, naquilo que é fundamental para a população do ponto de vista administrativo, juntem esforços para resolver o problema do que infligindo a população", acrescentou em entrevista coletiva.

A mais recente reunião em que o PDT discutiu o assunto ocorreu na quinta-feira passada. Sarto saiu de lá para inauguração de areninha no bairro Conjunto Palmeiras, ao lado de Elmano. Na ocasião, o governador destacou a relação entre gestões. "A eleição passou e eu sou o governador do Ceará, de quem votou no Elmano e de quem não votou no Elmano".

 

O que você achou desse conteúdo?