O deputado Fernando Santana (PT) protocolou nessa terça-feira, 28, na Assembleia Legislativa do Ceará um pedido de licença "para tratar de interesse particular" pelo período de 120 dias - quatro meses. Com a mudança, o 2º suplente do PT na eleição do ano passado, vereador Guilherme Sampaio, irá assumir o cargo no parlamento estadual.
A licença começa já a partir desta quarta-feira, 1º de março, segundo o requerimento apresentado por Fernando Santana. Com a licença para interesse particular, ele deixa de receber salários.
A licença de Santana faz parte de uma articulação do PT Ceará para manter Guilherme no exercício do mandato, algo que já vinha sido defendido pelo governador Elmano de Freitas (PT) desde o resultado da eleição do ano passado.
"A licença do deputado Fernando me permitirá levar à Assembleia as pautas que defendi na campanha , especialmente no campo da educação e cultura, além de fortalecer e qualificar o debate sobre as políticas propostas pelo governo Elmano. Pretendo me dedicar a essas tarefas durante esse período e, no eventual surgimento de oportunidades de prolongamento de minha permanência, estarei à disposição da bancada e do partido", comentou Guilherme sobre a posse.
Presidente do PT Fortaleza, Sampaio é um dos maiores defensores da gestão Elmano na Câmara Municipal de Fortaleza. Como dirigente do partido, o vereador terá papel fundamental na definição de qual será a posição de petistas na eleição de 2024 pela Prefeitura.
"Eu espero muito contar com ele (Guilherme) na Assembleia", disse Elmano à coluna em outubro do ano passado. No início do mês, Sampaio participou de reunião com o governador e os deputados estaduais do Ceará na residência oficial.