O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, acredita que o PDT já definiu ser base do do Governo de Elmano de Freitas (PT).
"Minha compreensão é que o PDT faz parte da base do governo Elmano de Freitas e não só a minha, mas de 9 colegas deputados dos 13 que nós somos, além da ampla maioria de prefeitos do PDT que nós temos em todo o Ceará que querem e estão na base do governador Elmano", disse nessa quarta-feira, 1ª.
O parlamentar afirma que a indecisão sobre a postura oficial do partido "termina dando espaço para compreensões diversas. "Nós temos 13 deputados, dos treze, nós temos 10 que fazem parte da base do governo. Eu particularmente acho que com esse vácuo de um não-encaminhamento, termina dando espaço para compreensões diversas", ressaltou.
A divisão no PDT ocorre desde a eleição no ano passado. Houve disputa interna entre o ex-prefeito Roberto Cláudio e a então governadora Izolda Cela para definir quem disputaria o Governo do Estado. Sem acordo, a questão foi levada a voto no diretório estadual, onde RC venceu por ampla margem. Porém, a decisão não foi aceita pelo ex-governador Camilo Santana (PT), que tinha intenção de apoiar Izolda como candidata do PDT. Com ela preterida na intenção de buscar a reeleição, Camilo liderou movimento de vários partidos da base aliada, que lançaram Elmano a governador. Na ocasião, vários pedetistas já apoiaram o atual governador.