O secretário de Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner (União Brasil), criticou as declarações recentes do senador Cid Gomes (PDT), dadas na semana passada em entrevista ao podcast As Cunhãs. Para ele, essa postura do pedetista não é boa "nem para o PDT nem para o debate público".
"A gente lamenta essa postura bélica dele, batendo em todo mundo. Lamento que isso aconteça, mas é uma questão interna do PDT. Vou fazer igual ao Roberto Cláudio, não quero me meter nessa confusão", respondeu Wagner no último sábado, 4, durante evento do União Brasil em Fortaleza.
Ainda segundo o ex-deputado federal, Cid teria resolvido "soltar a metralhadora, batendo no Sarto, no Roberto Cláudio e batendo em mim, que nada tenho a ver com a confusão interna do PDT".
"Ele colocou meu nome no meio da confusão", continuou, "querendo me atrelar ao Sarto, querendo criar um ambiente de unidade que não existe entre mim e o Sarto".
Wagner acrescentou também que essa tensão no PDT "ocorreu no pré-eleitoral, na campanha e no pós-eleitoral" e que o "mesmo Cid Gomes que dizia que o RC era o melhor candidato disse depois que ele teve ambição".
Na entrevista ao podcast, Cid disse que a gestão do prefeito José Sarto (PDT) não pode fazer obras só no bairro Aldeota e deveria se preocupar com áreas periféricas da capital cearense, que careceriam de intervenções viárias, tais como viadutos.
Sobre RC, o senador falou que o ex-prefeito, então candidato ao governo em 2022, "exagerou na ambição" e "achou que o céu era perto", enquanto Ciro, seu irmão, fazia "política com o fígado".
As posições de Cid causaram desconforto dentro do PDT, provocando reação imediata da ala ligada ao chefe do Executivo municipal. No dia seguinte ao da conversa, vereadores lançaram uma contraofensiva de apoio ao atual mandatário da cidade e ao ex-prefeito.
Ambos, Sarto e RC, travam uma queda de braço hoje com Cid no partido sobre os rumos da legenda em relação ao governo de Elmano de Freitas (PT) - Cid defende integrar a base do petista; já RC e Sarto querem a sigla na oposição.
Questionado pela reportagem sobre a avaliação que Cid fez da administração de Sarto, Capitão Wagner assinalou que "é uma gestão que tem suas falhas e seus méritos" e que falta ao prefeito "organizar melhor sua base e articulação política".
"Mas não acho que a gestão seja tão ruim, já tivemos gestões piores. Há realmente deficiências", completou, "especialmente na saúde, até porque ele é médico e havia expectativa, como no governo de Roberto Cláudio, que ele tivesse gestão melhor na saúde".
Em seguida, Wagner ponderou que Sarto "está sendo inteligente" ao buscar deputados e senadores à procura de mais verba para Fortaleza.
"Ele procurou o senador (Eduardo) Girão pedindo recursos, ele me ligou esta semana (semana passada) pedindo recursos para Fortaleza. Eu nunca recebi ligação de Roberto Cláudio enquanto estava no mandato pedindo ajuda. Então acho que isso é um mérito, não para criticar", argumentou.