Logo O POVO+
Elmano já se encontrou duas vezes com Roberto Pessoa, mas nenhuma com Sarto
Politica

Elmano já se encontrou duas vezes com Roberto Pessoa, mas nenhuma com Sarto

Governador participou de jantar com prefeito de Maracanaú na mesma semana em que Sarto se queixou de não ter sido recebido pelo petista
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ELMANO tem se aproximado do prefeito de Maracanaú (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES ELMANO tem se aproximado do prefeito de Maracanaú

O governador do Estado Elmano de Freitas (PT) teve nova agenda com o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil). Desta vez, o petista participou de jantar na residência do gestor municipal, na última terça-feira, 25.

Antes disso, o prefeito e o governador haviam estado juntos no dia 10 de março, mas no Palácio da Abolição, em rodada de conversa de Elmano com lideranças cearenses.

A informação sobre o encontro desta semana foi confirmada pela deputada federal Fernanda Pessoa (União Brasil), filha do chefe do Executivo de Maracanaú. Procuradas, assessorias de Governo e Prefeitura se esquivaram de comentar o assunto.

A relação entre Elmano e Roberto Pessoa tem se estreitado desde que o prefeito começou a fazer gestos de aproximação para o petista.

Pré-candidato à reeleição, o atual mandatário da cidade da Região Metropolitana tenta costurar um acordo para se cacifar na disputa, evitando, por exemplo, que o PT apresente um postulante em Maracanaú.

Deputado estadual pelo partido e nome próximo de Elmano, o “neopetista” Júlio César Filho já acenou para a possibilidade de concorrer à Prefeitura.

Enquanto mantém reuniões com o governador, Roberto Pessoa não se afasta da oposição, porém. Filiado ao União Brasil, o político conta com Capitão Wagner, dirigente estadual da sigla, entre seus secretários.

Desde o início do ano, Wagner, maior adversário do grupo de Elmano, passou a comandar a Secretaria da Saúde de Maracanaú. Nesse tempo, fez críticas ao novo governo, sobretudo quanto ao aumento do ICMS de 18% para 20%, aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

As sucessivas agendas de Elmano com Roberto Pessoa contrastam com a disputa pública entre o petista e José Sarto (PDT), prefeito de Fortaleza.

Em declaração na última quinta-feira, 27, Elmano negou que tenha recebido qualquer pedido de audiência do pedetista para uma conversa no Abolição.

A gestão Sarto, no entanto, rebateu as falas, apresentando documento com pedido de visita e citando que tanto por escrito quanto verbalmente o prefeito já demonstrou interesse em sentar para dialogar com o chefe do Governo, mas não houve retorno até agora.

Pelo contrário, a temperatura política tem aumentado entre Elmano e Sarto, comprometendo a relação administrativa que deve haver entre o governador e o prefeito da capital cearense.

Desde março, o petista já esteve por duas vezes com Roberto Pessoa, mas nenhum com o ex-aliado de Fortaleza, com quem rompeu ainda na fase de pré-campanha eleitoral de 2022.

No ano passado, PDT e PT tomaram rumos diferentes no pleito, com os trabalhistas optando por Roberto Cláudio como candidato ao Governo e rifando a então governadora Izolda Cela, à época no PDT e hoje sem partido.

De lá para cá, as duas legendas travaram queda de braço que se deteriorou depois das eleições, vencidas por Elmano ainda no primeiro turno – RC terminou em terceiro, atrás de Capitão Wagner.

Atual presidente municipal do PDT, o ex-prefeito tem conduzido o partido para uma postura de oposição cerrada a Elmano, mesmo que 10 dos 13 deputados estaduais pedetistas estejam na base do governador do Estado.

A crise tem afetado principalmente o próprio PDT, hoje dividido entre um grupo majoritário que quer apoiar Elmano e outro, mais ligado a RC, que postula candidatura à reeleição de Sarto e tem feito ataques inclusive a correligionários, tais como senador Cid Gomes, favorável a um entendimento com o petista.

 

O que você achou desse conteúdo?