Logo O POVO+
Com foco em educação, Lula visita o Ceará pela primeira vez após eleição
Politica

Com foco em educação, Lula visita o Ceará pela primeira vez após eleição

O êxito com as escolas de tempo integral e o bom resultado dos alunos cearenses foram alguns dos motivos que carimbaram o passaporte de Camilo e Izolda para o MEC
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LULA esteve no Ceará duas vezes durante a campanha eleitoral de 2022 ao lado de Camilo e Elmano (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA LULA esteve no Ceará duas vezes durante a campanha eleitoral de 2022 ao lado de Camilo e Elmano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre nesta sexta-feira, 12, primeira agenda no Ceará após a eleição para seu terceiro mandato. Serão dois compromissos ao longo do dia: o primeiro ainda pela manhã em Fortaleza, no Centro de Eventos, e o segundo, à tarde, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no Crato, no Cariri, berço do ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Camilo, inclusive, irá acompanhar o presidente, assim como o governador Elmano de Freitas (PT) e outros aliados políticos do grupo no Ceará. Os dois eventos terão como foco ações no setor de educação.

Na Capital, será assinado a nova política de Ensino em Tempo Integral, enquanto no Cariri, o foco será o anúncio e assinatura da Medida Provisória que vai autorizar o Pacto Nacional pela Retomada de Obras na Educação Básica, que tinha sido adiantada pelo ministro em entrevista à Rádio O POVO CBN em abril.

O êxito com as escolas de tempo integral e o bom resultado dos alunos cearenses no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram alguns dos motivos que carimbaram o passaporte de Camilo e da ex-governadora Izolda Cela (sem partido), hoje número dois do Ministério da Educação (MEC).

Assim que os dois foram oficializados no cargo, Lula reafirmou o compromisso com a educação e justificou que o Ceará vem tendo “a mais importante história de educação fundamental e de ensino básico”.

Lula ressaltou que ao trazer Camilo “também queria trazer a Izolda porque sobre as costas dela pesa também a responsabilidade de ter sido uma grande educadora”. A ex-governadora chegou a ser cotada para assumir a titularidade do MEC, mas a cúpula do PT fez pressão para que alguém filiado ao partido fosse indicado.

Os planos do MEC seguem, desde então, na linha de reproduzir políticas educacionais do Ceará e tentar mudar os rumos dados na gestão anterior. Por isso, a ampliação do programa de escolas em tempo integral, um dos carros chefes na área da educação nos oito anos em que Camilo e Izolda estiveram no Palácio da Abolição.

O ministro reforça em entrevistas e pronunciamentos que 87 escolas públicas cearenses estão entre as 100 melhores do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental, segundo o Ideb.

A retomada de obras também era tida como uma política prioritária desde os primeiros dias de mandato de Camilo na pasta. Segundo o ministro, seguindo determinação de Lula. As obras paradas vão desde creches, escolas de tempo integral, de ensino fundamental e médio, até campi de universidades e institutos federais.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Cristiane Holanda vislumbra que um dos desafios de expandir uma política pública estadual para um país de dimensões continentais é respeitar as diferenças locais.

“É preciso se fazer uma boa leitura de contexto e se considerar o que existe na realidade local. Claro que quando se tem uma experiência exitosa que se sabe que há um saber de experiência, se pode, em alguma medida, replicada em outros espaços”, pontuou.

Ela cita como exemplo a política de alfabetização desenvolvido em Sobral, liderada justamente por Izolda. As experiências com alfabetização de crianças passaram para todo o Ceará e o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) foi transformado em política do Governo Federal, com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

“Isso já mostra um progresso com a adaptabilidade, como nenhum projeto, ele não é feito como uma receita de bolo que você pega e copia tal qual. Isso não existe na área educacional. Para cada realidade, cada secretaria de educação, cada escola, é preciso fazer as devidas adaptações”, pontua.

Ela avalia também que a aplicação das medidas também esbarra no "empenho" de gestores estaduais e municipais para a execução de uma medida nacional.

“Todos os governos precisam colocar a educação como prioridade se não, não dá certo. Claro que vai depender de cada governo estadual. A nossa bandeira tem que ser a própria educação", disse Cristiane, também conselheira de educação.

O destaque, segundo ela, é que a política garante a permanência dos alunos não só em atividades pedagógicas, mas também sociais, culturais e artísticas.

Visita também tem peso político com ida ao Cariri, berço de Camilo

O presidente Lula tem investido, nos primeiros cinco meses de mandato, em cumprir agendas em estados do Nordeste, onde obteve votações mais expressivas na eleição de 2022. Cinco estados já foram visitados: Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Maranhão.

Ontem, o petista voltou à Bahia para então seguir para o Ceará, não só em Fortaleza, mas no Crato, onde teve mais de 80% dos votos.

O movimento também concretiza o nome de Camilo Santana, hoje a principal liderança do PT no Ceará.  Nascido no Crato, o atual ministro da Educação conseguiu ampliar o feito de Lula e teve quase 90% dos votos no município ano passado.

O mesmo se repete em outros municípios do Cariri: em Barbalha, Camilo teve 78,18% dos votos e Lula 73,01% dos votos, enquanto em Juazeiro do Norte, o senador eleito concentrou 81,86% do eleitoral e o presidente 72,53% .

Após o racha da aliança estadual com o PDT, Camilo foi o principal fiador da candidatura de Elmano de Freitas. Partiu dele a articulação para o lançamento de Elmano, oficializada quase um ano atrás, no mês julho de 2022, em convenção também realizada no Centro de Eventos.

Lula voltou a Fortaleza nas vésperas do primeiro turno e impulsionou a campanha de Elmano, eleito com 54% dos votos, sem necessidade de um segundo turno.

Camilo também conseguiu cumprir a "meta" de ampliar o número de votos no Ceará durante o segundo turno. Na época, Camilo autuou para que a margem chegasse em torno de 70% ou mais dos votos para Lula. O petista teve 69,97% dos votos no estado.

“A vinda de Lula para lançar duas importantíssimas ações para a educação do Brasil. O programa nacional de Escolas em Tempo Integral e ainda a retoma de obras escolares em todo o País, independente dos partidos de prefeitos ou governadores. Isso só mostra o prestígio e o exemplo do nosso ministro com o presidente”, ressaltou Romeu Aldigueri, líder do governo Elmano na Assembleia Legislativa (Alece).

“Não é fácil, enquanto estado pobre, manter todo esse investimento em educação, mas sabemos que não há outro caminho para uma sociedade mais igualitária”, ressaltou o deputado em discurso no plenário da Alece. O parlamentar fez coro aos elogios sobre os resultados das escolas cearenses nas avaliações nacionais.

"Seguimos construindo mais escolas, creches, centros de educação infantil e programas como o Escola Nota 10, onde comprovamos a qualidade do ensino ofertado e alcançamos reconhecimento como de 87 escolas cearenses entre as 100 melhores do País", destacou.

A presença de Lula no Cariri deve também aquecer os bastidores das articulações municipais. O prefeito do Crato, Zé Ailton (PT), foi um dos primeiros a confirmar a vinda do grupo petista à região. O gestor está em seu segundo mandato à frente da prefeitura e deve indicar seu sucessor.

Em Juazeiro do Norte, embora o atual prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) esteja em seu primeiro mandato, o município nunca reelegeu um gestor. Ele deve tentar à recondução ao cargo, mas ainda não se sabe qual a configuração e quem deverá compor com ele.

É possível que o PT lance candidatura na cidade, já que não teve o apoio de Glêdson na disputa do ano passado. O nome do deputado estadual licenciado Fernando Santana tem sido ventilado. Ele não descartou a possibilidade. “Vamos avaliar e discutir. Meu domicílio (eleitoral) ainda está em Juazeiro, sou nascido lá, mas decisões políticas pretendo tomá-las só ano que vem", disse ao O POVO, em abril.

Há a expectativa que o grupo do deputado federal Yury do Paredão (PL) também deve entrar no cálculo eleitoral, após lutar para conseguir a presidência da Câmara Municipal, aberta em decorrência da morta da vereadora Yanny Brena (PL), irmã de Yury, vítima de feminicídio. 

Em BarbalhaGuilherme Saraiva chegou ao seu primeiro mandato fruto da união entre PDT-PT, com o vice Vevé Siqueira (PT), ambos apoiados por Camilo. O prefeito anunciou sua desfiliação do PDT para apoiar Elmano em nível estadual.

Por outro lado, a oposição tem preparado para que o vereador Rildo Teles (PSDB) dispute a eleição. No último pleito, o parlamentar se aproximou da figura de Capitão Wagner (União Brasil), que faz forte oposição às gestões petistas. 

TCU

Um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), na época da transição entre os governos, mostrou a existência de quase 4 mil paralisadas na área, das quais 73,9% se concentravam no Nordeste e no Norte.

De forma antecipada, foram anunciados repasses de R$ 256,7 milhões para a continuidade de obras de 1.236 obras paralisadas. Só no Ceará, foram R$ 25 milhões, o terceiro maior volume de verbas.

Cid

Senador Cid Gomes (PDT) afirmou que a derrota em nível estadual partiu também do rompimento com o PT. "O Camilo, governador muito popular, e o Lula, ultrapopular, os dois dispostos a apoiar um nome do PDT?”

Brasília (DF), 28/04/2023 - O presidente Lula participa, da cerimônia de sanção do PLN 2/23 e assinatura da Medida Provisória que concede reajuste de 9% aos servidores do Executivo federal. Foto José Cruz/Agência Brasil.
Brasília (DF), 28/04/2023 - O presidente Lula participa, da cerimônia de sanção do PLN 2/23 e assinatura da Medida Provisória que concede reajuste de 9% aos servidores do Executivo federal. Foto José Cruz/Agência Brasil.

Agenda de Lula em Fortaleza e no Crato nesta sexta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao Ceará nesta sexta-feira, 12, para a primeira visita ao Estado desde que tomou posse no terceiro mandato. Lula cumprirá agendas em Fortaleza e no Crato, a 502,3 km da Capital.

Em Fortaleza, o presidente irá ao Centro de Eventos do Ceará, para anunciar o programa 'Escolas de Tempo Integral'. O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, fará o anúncio ao lado de Lula. A solenidade está marcada para ocorrer às 9h30min.

Antes, às 9 horas, o presidente irá à Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Johnson, no bairro Luciano Cavalcante. Lula vai visitar as salas eletivas, conhecer a experiência do Ceará e depois vai passar no auditório, onde estará ocorrendo aulão preparatório para o Enem, parceria com a Fundação Demócrito Rocha.

À tarde, Lula irá ao Crato para fazer o anúncio do Pacto Nacional de Retomada de Obras na Educação Básica. O presidente e o ministro da Educação devem estar no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, a partir das 15h30min.

Serviço

Fortaleza

Visita à EEMTI Johnson
Horário: 9 horas
Endereço: Rua Gontran Giffoni, 461 – Luciano Cavalcante, Fortaleza

Anúncio do Programa Escolas em Tempo Integral
Horário: 10 horas
Endereço: Centro de Eventos do Ceará – pavilhão Leste – portões E e D (Avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza)

Cariri

Visita ao Centro de Educação Infantil Moacir Soares de Siqueira
Horário: 14h30
Endereço: Rua Pereira Filgueiras, 208 – Alto da Penha, Crato

Anúncio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Atenção Básica
Horário: 15h30
Endereço: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti (Rua Ruy Barbosa, s/n – Pimenta, Crato)

O que você achou desse conteúdo?