Reitor eleito da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor Custódio Almeida se reuniu nesta terça-feira, 6, com o ministro da Educação, Camilo Santana, para definir projetos para a instituição no próximo quadriênio. Segundo o MEC, a expectativa é que Custódio tome posse como reitor da UFC no dia 19 de agosto.
Nesta data, deve terminar o mandato do atual reitor da instituição, Cândido Albuquerque. Vencedor em consulta à comunidade acadêmica e líder isolado na lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFC, Custódio ainda aguarda, no entanto, que o atual reitor encaminhe a relação para análise do Ministério da Educação.
Depois, a indicação de Custódio precisará apenas ser referendada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já firmou compromisso de indicar os primeiros colocados em listas formuladas por universidades e instituições federais de Ensino Superior.
Nesta terça-feira, Custódio se reuniu tanto com Camilo quanto com Denise Pires, secretária de Educação Superior do MEC. Na pauta das reuniões, estiveram sobretudo projetos prioritários da pasta e desafios que a UFC deverá enfrentar nos próximos quatro anos.
Vencedor por ampla margem na consulta à comunidade acadêmica da UFC, Custódio Almeida comemorou ter recebido 83,11% de todos os votos válidos na consulta à comunidade acadêmica que iniciou o processo de definição do próximo reitor da instituição.
“O entendimento é que a votação fala por si mesma. A votação diz que mais de 80% dos estudantes, mais de 80% dos técnicos, mais de 80% dos professores, todos querem a UFC que a gente está vislumbrando para o futuro próximo, uma UFC viva e democrática”, diz Custódio, professor do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.
Ele disputou a vaga com Elizabeth Daher, professora da Faculdade de Medicina e representante do grupo do atual reitor na consulta. Depois do resultado, no entanto, ela decidiu abandonar a disputa para deixar o “caminho livre” para a indicação de Custódio no Consuni.
“São quase 10 mil votos a mais que 2019, significa que a comunidade universitária não só confirmou o que já tinha decidido em 2019, como de fato quer que a sociedade entenda que a UFC é capaz de gerir o seu próprio destino, que a UFC é capaz de ser autônoma”, continua. Ao todo, Custódio obteve 17.476 votos na consulta. A candidata a vice-reitora é Diana Azevedo, do Centro de Tecnologia (CT).