O presidente do PT no Ceará, Antonio Filho, o Conin, pediu para a senadora Augusta Brito (PT) transferir o domicílio eleitoral para Fortaleza.
A intenção, segundo o dirigente, é que a parlamentar esteja entre as alternativas do partido para concorrer à Prefeitura da capital cearense no ano que vem.
"Eu já tinha dito particularmente para a senadora Augusta transferir o domicílio eleitoral para ser mais uma alternativa", confirmou Conin.
De acordo com ele, "isso não quer dizer que Augusta venha na condição de candidata, mas era uma opção a mais".
Em seguida, o petista elogiou a senadora, que assumiu a titularidade do mandato com a ida de Camilo Santana (PT) para o Ministério da Educação (MEC).
"Augusta está fazendo um grande trabalho no Senado, foi prefeita, deputada, assim como Luizianne (Lins, deputada e ex-prefeita) e outros nomes que ainda podem se filiar", disse.
Enfermeira por formação, Augusta é natural de Fortaleza e foi prefeita de Graça, a 320 km de Fortaleza, na região norte do Ceará. Ela governou o município de 2005 a 2012, eleita pelo PPS e reeleita pelo PCdoB. Foi também secretária da Educação de São Benedito.
Deputada estadual, foi a primeira mulher a desempenhar a função de líder do Governo na Assembleia Legislativa (Alece).
Em 2022, já filiada ao PT, postulou vaga no Senado como suplente de Camilo, eleito sem dificuldade para o posto. Na casa legislativa, é integrante da CPI mista dos atos golpistas de 8 de janeiro.
Outros filiados do PT também estão no páreo para 2024. Os quadros com maior potencial até agora são, além de Augusta e Luizianne, os deputados estaduais Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar, ambos ex-vereadores que lideraram a oposição ao prefeito José Sarto (PDT) na Câmara.
No último sábado, 17, no Pirambu, o realizou seminário para começar os preparativos para as eleições de 2024.
Questionado sobre quando o partido deve começar a escolher o nome para a candidatura, o deputado federal José Guimarães (PT) respondeu que no "início do ano" que vem. O parlamentar é líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados e lidera o maior grupo no PT cearense.
Já sobre a série de encontros que o PT pretende organizar nos próximos meses, ele disse que se trata da largada de "uma jornada para discutir os problemas da cidade e discutir uma unidade do PT, dialogando com o governador e buscando, na hora certa, o nome que unifique o PT e os partidos que estão governando o Ceará".
Realizado num ginásio esportivo no bairro Pirambu, simbólico para a gestão petista na cidade, o seminário de escuta da população reuniu lideranças da sigla, entre as quais deputados e vereadores, além da senadora Augusta Brito.
O clima interno na legenda é hoje ainda mais favorável à candidatura própria do PT na próxima disputa, mas integrantes admitem que o processo de escolha vai passar por todas as composições do bloco aliado, formado por PV, PCdoB, MDB, Psol e outros.