Em meio à crise interna que se instaurou no PDT, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim (PDT), comentou as divergências entre os dois grupos que disputam a hegemonia do partido no Ceará, um deles ligado ao senador Cid Gomes e outro ligado ao ex-ministro Ciro Gomes.
Gardel colocou panos quentes no racha pedetista e defendeu o entendimento em coletiva na manhã desta quinta-feira, 29, na CMFor.
"Sou um entusiasta, acho que no PDT vamos encontrar um entendimento, torço para isso. Advogo a tese de que podemos pacificar o partido. Acho que 2024 é um ano importante para o PDT, mas acho que precisamos discutir e nos entender. O entendimento é o melhor caminho. Para entregar o melhor para o cidadão de Fortaleza e do Ceará, é importante que a gente se entenda em casa", pontuou.
A declaração ocorre em meio a desavenças de alas trabalhistas. Uma delas quer que Cid Gomes assuma a presidência estadual da sigla. A outra, defende a manutenção de André Figueiredo, atual presidente, no comando da legenda trabalhista.
O grupo liderado por Cid marcou uma reunião do diretório estadual do partido para o próximo dia 7 de julho. Nessa data, os membros da instância partidária podem eleger uma nova executiva estadual, o que destituiria André Figueiredo do posto de dirigente e empossando Cid em seu lugar.
Cidistas defendem o partido na base do governo do Ceará, enquanto ciristas e alas próximas ao ex-prefeito Roberto Claudio (PDT) desejam fazer oposição.
Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT nacional, esteve em Fortaleza para mediar os conflitos. Ele deve ainda se reunir com o ministro Camilo Santana e com o governador Elmano de Freitas, ambos do PT, para buscar uma solução para o impasse no Ceará.
Esta quinta-feira foi o último dia do semestre legislativo na CMFor, que aprovou, com 18 emendas parlamentares, a redação final o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que preconiza as normas para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A previsão de receita para o próximo ano na Capital é estimada em R$ 12,8 milhões.