Logo O POVO+
Em 1ª reunião sob comando de Cid, PDT inicia raio-X para organizar o partido
Politica

Em 1ª reunião sob comando de Cid, PDT inicia raio-X para organizar o partido

|ARTICULAÇÃO| Sigla pretende mapear situação de filiados e de diretórios nos 184 municípios cearenses, com foco nas eleições de 2024
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Senador Cid Gomes inicia série de reuniões no PDT (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal  Senador Cid Gomes inicia série de reuniões no PDT

O PDT Ceará dá nesta segunda-feira, 17, o pontapé inicial do cronograma de reuniões para organizar o partido para as eleições de 2024. O novo presidente interino da sigla, senador Cid Gomes (PDT), anunciou que a legenda manterá uma rotina de encontros para afinar o discurso eleitoral nos municípios do Ceará e organizar questões burocráticas da sigla.

Inicialmente, a executiva vai se reunir semanalmente até o início de agosto, quando os encontros vão acontecer quinzenalmente. Neste primeiro encontro, o segundo sob o comando do senador, a pauta deve ser organizar o raio-x das condições do PDT nos 184 municípios. A informação foi confirmada por parlamentares ligados ao senador, entre eles, o deputado estadual em exercício Guilherme Bismarck (PDT).

A reunião deve confirmá-lo à frente do levantamento dos municípios do Litoral Leste. Ao todo, o Ceará foi dividido em nove regiões para que filiados conseguiam extrair a situação da legenda: quantos são gerenciados por pedetistas, quantos a legenda tem condição de ter candidatura e como estão os prazos legais dos diretórios municipais.

Ao O POVO, ele afirmou que a legenda ainda está em processo de organização das funções e as definições devem ser feitas na reunião desta segunda. Ele adiantou, no entanto, que o senador já fez comunicados prévios aos possíveis filiados.

"É claro que é desejo (de fazer o levantamento). Faz parte inclusive do meu discurso de campanha de reforçamos o número de deputados do Litoral Leste, Vale do Jaguaribe e Vale do Caju entre os 46 do Estado. Por tanto me interesso sim em fazer política na região", avaliou.

Como adiantado pelo senador, não há em jogo decisões sobre as áreas, mas o raio-x vai ajudar na definição das prioridades e ajudar na articulação política nos municípios. O PDT, no último pleito municipal, conseguiu o maior número de prefeituras, mas viu a saída de alguns nomes, durante o processo eleitoral de 2022. Outras legendas como o PT e Republicanos têm trabalhado nos bastidores para aumentar o número de filiados e expandir a influência pelos municípios.

"Nós dividimos o estado em nove regiões. Isso foi uma delegação dada na hora e não quer dizer que não vamos incluir mais pessoas. Nessa reunião de segunda-feira, nós vamos focar nisso e vamos fazer uma planilha. Vamos incorporar mais gente. Isso é para levantamento de informações, nenhuma decisão", ressaltou o senador na última quinta-feira, 13, quando foi oficializada na presidência.

A movimentação é vista como uma forma de diminuir investidas de outras legendas em pedetistas e, segundo Cid, uma forma de "acalmar" prefeitos e outras lideranças do interior após as turbulências desde o racha formado pela disputa ao Governo do Ceará. Cid queria a manutenção da aliança com o PT, que girava em torno da indicação de Izolda Cela (sem partido). Roberto Cláudio foi lançado pela legenda, mas não teve apoio total dos filiados da sigla.

LEIA MAIS NAS COLUNAS CARLOS MAZZA, PÁG. 9 E JOÃO PAULO BIAGE, PÁGINA 10

O que você achou desse conteúdo?