Dados divulgados pelo ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, em abril deste ano, mostram que de todos os ônibus fiscalizados, 48% foram no Nordeste, um número muito superior às demais regiões. No sul, onde Jair Bolsonaro teve a maioria dos votos, foram 14% do total.
O Nordeste foi a região onde Lula teve a maior porcentagem: 69,3% dos votos, contra 30,66% de Bolsonaro. Em todas as outras regiões, o ex-presidente teve vantagem sobre o atual chefe do executivo, com a maior sendo no Sul: 61,84% contra 38,16% para Bolsonaro.
No último Censo Demográfico, foi constatado que o Nordeste possui 55 milhões de habitantes - 27% do total -, região onde concentram-se 48% das operações da PRF. Em contrapartida, a região Sudeste, que tem 84,8 milhões de habitantes, o que representa mais de 40% da população total do País, teve 12% dos ônibus fiscalizados.
O número de agentes que atuaram no Nordeste também representa um índice acima do país. Enquanto para a região foram deslocados 34% dos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Sul e Sudeste foram 18% e 22%, respectivamente.
Foi preso de forma preventiva nesta quarta-feira, 9, Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF. O mandado de prisão, executado pela Polícia Federal (PF), foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Silvinei é investigado por suposta interferência nas eleições de 2022. No dia 30 de outubro do ano passado, data do segundo turno, a PRF foi responsável por blitze que prejudicaram a locomoção de eleitores, principalmente do Nordeste.