Intensa carga política da passagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo Ceará acabou se refletindo já na chegada do presidente ao Estado. Inicialmente esperado para a manhã de sexta-feira, o petista surpreendeu parte dos aliados ao pousar em Fortaleza na noite anterior, ainda na quinta-feira.
A ideia original, segundo relatam membros da cúpula do PT cearense, era que ele jantasse na Capital com o governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro Camilo Santana (PT). O encontro, no entanto, acabou cancelado após Lula alegar cansaço por conta do dia de agenda pública no Piauí.
Mesmo assim, tanto Luizianne Lins (PT) quanto Evandro Leitão (PDT) estiveram no aeroporto para a recepção do presidente. Na manhã seguinte, aliados de ambos os pré-candidatos sondavam jornalistas para saber se o presidente teria se reunido com algum dos dois. Muitos outros petistas também queriam saber, afinal de contas, qual teria sido a agenda do petista na noite de quinta-feira. Nada de oficial foi declarado.
A impressão que fica é que, para além dos discursos oficiais, nenhum possível concorrente ao Paço Municipal queria que o outro aparecesse sozinho “sob os holofotes” ao lado de Lula. Algo próximo daquela máxima “ou sai todo mundo na foto, ou não sai ninguém”.