Logo O POVO+
"Está nas mãos da Justiça para ela decidir", diz Evandro sobre desfiliação do PDT
Politica

"Está nas mãos da Justiça para ela decidir", diz Evandro sobre desfiliação do PDT

| Ceará | À frente do Governo interinamente, o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, tem agenda concentrada em Fortaleza nos próximos dias
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Governador em exercício, Evandro Leitão, Neuma Figueirêdo e vice-prefeito Élcio Batista na abertura da CasaCor (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS  Governador em exercício, Evandro Leitão, Neuma Figueirêdo e vice-prefeito Élcio Batista na abertura da CasaCor

Governador do Ceará em exercício, Evandro Leitão (de saída do PDT) comentou o andamento da Ação de Justificação de Desfiliação Partidária, que tramita sob relatoria do juiz Francisco Érico Carvalho Silveira, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).

Segundo o ainda pedetista, "é natural e normal de um processo que foi judicializado" que as partes se manifestem no bojo da sua tramitação. "Agora vamos aguardar, está nas mãos da Justiça para ela decidir", respondeu o presidente da Assembleia Legislativa na primeira agenda como chefe do Executivo, no sábado, 9, na abertura da Casa Cor, em Fortaleza.

Em conversa com O POVO, Evandro – que permanece no cargo até dia 17, data prevista do retorno de Elmano de Freitas (PT) –, se mostrou tranquilo em relação ao possível desfecho da disputa judicial com a legenda da qual pretende se desligar de olho nas eleições de 2024.

O parlamentar protocolou a ação no TRE-CE no fim de agosto. Em 29 de agosto, mesmo dia em que anunciou na tribuna da Assembleia que deixaria o PDT, apresentou o questionamento à corte eleitoral.

O deputado sonda a possibilidade jurídica de se desfiliar sem risco de perda da cadeira na Assembleia. O processo (nº 0600157-44.2023.6.06.0000) ainda está em fase inicial, com notificação dos polos implicados – o próprio autor da ação e os diretórios local e nacional do PDT, além da Procuradoria Regional Eleitoral.

Até ontem, a movimentação mais recente no trâmite estava registrada na sexta da semana passada, dia 8, quando a cúpula nacional do PDT, sob comando do deputado federal André Figueiredo, encaminhou ao TRE-CE uma petição de contestação à carta de anuência concedida a Evandro pelo diretório estadual da sigla, sob presidência do senador Cid Gomes.

Também anexada ao processo, a ata da reunião que aprovou a desfiliação do presidente da Alece indica os nomes que votaram pela chancela ao pedido formulado pelo deputado.

Cotado para concorrer à Prefeitura de Fortaleza ano que vem, Evandro já tem convite tanto do PT, partido do ministro Camilo Santana (Educação), quanto do PSB, hoje sob condução de Eudoro Santana, ex-deputado e pai de Camilo.

Com a viagem oficial de Elmano à China e a da vice-governadora Jade Romero (MDB) ao Marrocos e à Espanha, o deputado estadual assumiu o Abolição em meio à corrida interna no bloco governista para definição do nome da candidatura ao Paço em 2024.

Sob holofotes já antes da nova missão, Evandro tem agenda concentrada na capital cearense nos próximos dias. Apenas nesta segunda, 11, por exemplo, divulga o novo balanço de cirurgias eletivas, no Hospital Leonardo da Vinci, a partir das 7h30, ao lado da secretária Tânia Mara Coelho (Saúde).

No final da manhã, às 11 horas, marca presença numa unidade do projeto "Cozinha Ceará sem Fome", na Comunidade das Quadras, no bairro Aldeota. Primeira-dama do Estado, Lia de Freitas também participa do encontro.

 

O que você achou desse conteúdo?