Logo O POVO+
"Somos companheiros de militância de mais de 30 anos", diz Elmano sobre Luizianne
Politica

"Somos companheiros de militância de mais de 30 anos", diz Elmano sobre Luizianne

Aliados de longa data, Elmano e Luizianne vêm tentando se reunir já algumas semanas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Governador Elmano de Freitas (Foto: Fco Fontenele)
Foto: Fco Fontenele Governador Elmano de Freitas

O governador Elmano de Freitas (PT) teria um encontro nesta sexta-feira, 22, com a ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins, também do PT. Mas, por contratempos, a agenda foi adiada para a semana que vem, possivelmente na quarta, 27.

Ao O POVO, Elmano falou que se trata de “uma conversa natural”. “Estou me reunindo com todos os deputados federais. Evidentemente vou me reunir também com a deputada Luizianne”, respondeu.

Segundo seus próprios cálculos, Elmano já manteve tratativas com “oito deputados federais” da bancada cearense. “Quero me reunir com todos os 22 e efetivamente me reúno com ela com muito carinho, com muito bem-querer que tenho por ela. Somos companheiros de militância de mais de 30 anos juntos”, acrescentou.

Para o governador, que participava de cerimônia ao lado do ministro Camilo Santana (PT), “é sempre um prazer encontrá-la”. Aliados de longa data, Elmano e Luizianne vêm tentando se reunir já algumas semanas, mas sem conseguir encaixe em seus compromissos.

Nesse meio tempo, a parlamentar se lançou pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza em 2024, fazendo a temperatura interna do PT subir alguns degraus.

Esse movimento, conforme lideranças do partido, esfriou mais os rumores de que o deputado estadual Evandro Leitão, ainda no PDT, estaria de malas prontas para desembarcar no PT.

Cotado para o Paço, Evandro seria hoje o nome de predileção de Camilo, maior fiador da vitória de Elmano em 2022.

Do outro lado, porém, Luizianne tem feito lembrar que as condições para que o petista se elegesse governador no ano passado começaram a ser dadas ainda no seu governo, entre 2006 e 2012, ano em que Elmano concorreu a prefeito da capital cearense e por pouco não venceu a peleja com Roberto Cláudio.

Agora, a ex-prefeita tenta se viabilizar como representante do bloco governista para o ano que vem, mas esbarra na ala “camilista” do PT, que tem demonstrado publicamente desejo de apoiar Evandro.

Entre um e outro, Elmano busca se equilibrar, mais ou menos como o próprio Camilo fez em 2016 e em 2020, em eleições nas quais, embora apoiasse RC e José Sarto, não pode entrar na campanha.

Em ambas, Luizianne foi a candidata do PT ao Paço, com Elmano de vice na primeira e Vladyson Viana na segunda.

O que você achou desse conteúdo?