O governador Elmano de Freitas e a deputada federal Luizianne Lins, ambos petistas, encontraram-se nessa segunda, 23, durante evento de lançamento do programa "CNH popular", da administração estadual. Essa foi a primeira agenda pública dos correligionários desde que Luizianne oficializou a sua pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza em 2024, mais de um mês atrás.
"O governo do Ceará seguindo os passos do governo Lula e entregando política pública para quem mais precisa", escreveu a parlamentar nas redes sociais.
Cotada para representar o PT na disputa eleitoral do ano que vem, Luizianne projetava uma conversa mais demorada com Elmano, um aliado de longa data, para discutirem o cenário do pleito que se aproxima.
Hoje chefe do Abolição, o petista foi candidato a sucessor da então prefeita em 2012 e postulante a vice em 2016. Publicamente, Luizianne já disse esperar apoio de Elmano para se confirmar como nome da legenda na briga pela sucessão de José Sarto (PDT).
Além da ex-prefeita, o PT dispõe de outros três pré-candidatos ao Paço: os deputados estaduais Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar e o ex-deputado Artur Bruno.
Dos três, Larissa também compareceu ao evento ao lado de Elmano e Luizianne.
Internamente, o partido tem se preparado para afunilar a escolha do quadro que deve estar na eleição de 2024 pelo campo de oposição sob liderança de Elmano e do ministro Camilo Santana (PT).
Lideranças da agremiação asseguram que a sigla não deixará de apresentar uma candidatura de consenso do conjunto de forças que dão sustentação ao governo. (Henrique Araújo)