Logo O POVO+
Governadora em exercício, Jade Romero lamenta politização de esgoto na Praia de Iracema
Politica

Governadora em exercício, Jade Romero lamenta politização de esgoto na Praia de Iracema

Prefeitura de Fortaleza e a Cagece trocaram acusações sobre a origem de redes clandestinas de esgoto que desembocam na orla da capital
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
POLUIÇÃO na Praia de Iracema provocou novo embate entre Governo e Prefeitura  (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal POLUIÇÃO na Praia de Iracema provocou novo embate entre Governo e Prefeitura

A governadora em exercício no Ceará, Jade Romero (MDB), criticou, nesta segunda-feira, 6, a politização do caso de poluição na Praia de Iracema. Em entrevista ao O POVO News, ela afirmou que a população sabe do trabalho realizado na gestão Elmano de Freitas (PT), segundo ela, sem distinção partidária.

“Lamento muito que eventualmente ocorra alguma politização de determinados assuntos, mas acredito que a população tenha acompanhado e sabe que o governador Elmano tem tido uma posição muito correta, institucional, acima de qualquer bandeira ou cor partidária”, comentou.

A fala acontece depois de o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PT), e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), gerida pelo governo estadual, trocarem acusações relacionados à origem de ligações clandestinas da rede de esgoto na Praia de Iracema, registradas na quinta-feira, 2.

Na ocasião, lixos na areia e uma mancha escura cobriram os trechos da Praia do Crush e o do Espigão do Náutico. De acordo com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a faixa da mar apresentava resíduos de esgotos sanitários, óleo, graxas, assim como outras substâncias tóxicas.

“Compartilho imagens feitas pelo nosso sistema de inspeção por vídeo das irregularidades em ligações residenciais e na rede de esgoto da Cagece. É isso mesmo que você está vendo: irregularidades feitas pela Cagece!", criticou Sarto, em publicação nas redes sociais.

A Cagece comentou a acusação e afirmou que as imagens compartilhadas por Sarto “não retratam nenhum sistema da Cagece, mas, sim, uma galeria de drenagem de águas pluviais, contendo interligação clandestina da própria população de Fortaleza".

E ainda acrescentou que “caso haja interesse da Prefeitura de Fortaleza, a Cagece poderá firmar parceria com o órgão para realizar fiscalização, operação e manutenção das galerias pluviais".

Ainda sobre os conflitos entre a prefeitura e o governo do Estado, Jade Romero elogiou a gestão de Elmano. “A postura do Elmano tem sido muito correta, não misturou gestão com eleição, recebeu todos os prefeitos, independente de cor partidária, recebeu as demandas, inclusive do prefeito Sarto, independente daqueles que votaram na gente ou que não votaram”.

“A eleição acabou já tem mais de um ano, então a gestão tem que ser feita para todos e essa é a determinação do governador”, finalizou.

Segurança Pública

A governadora em exercício também comentou sobre a segurança pública do Estado e os desafios frente aos últimos acontecimentos na área, como a morte de um garoto na areninha do bairro Barroso e a chacina em Itarema.

“Nós sabemos que a segurança é uma área muito desafiadora, não é de agora, é algo que exige esforços junto ao Ministério da Justiça, ao governo federal, junto aos estados vizinhos”, avaliou, acrescentando que “a inteligência é fundamental para que a gente possa combater as organizações criminosas”.

Além do trabalho da inteligência da polícia, Jade também destacou a importância de “ter também a formação contínua dos nossos profissionais de segurança pública”.

E completou: “Nós temos aí uma área que é desafiadora, nós sabemos disso, e temos que encarar frontalmente essas situações”.

 

 

 

 

O que você achou desse conteúdo?