Menos de quatro anos atrás, Vitor Valim (PSB) se elegeu prefeito de Caucaia como opositor do então governador Camilo Santana e tendo como um de seus adversários Elmano de Freitas (PT).
Nesse intervalo de quase um mandato, o gestor recalibrou sua bússola ideológica. Do Pros, por exemplo, migrou para o PSB, partido da base de Elmano, agora governador do Estado.
No último sábado, 2, o chefe do Executivo de Caucaia participou de agenda do PT na capital cearense, coroando esse novo momento político.
Ao O POVO, o prefeito disse que a sua presença no local era um gesto de reconhecimento à liderança do deputado federal José Guimarães (PT).
"Eu vim prestigiar o amigo e líder do governo, que é cearense. Esse governo está ajudando profundamente o município de Caucaia", justificou Valim após o encerramento do evento, no fim da manhã.
Recém-filiado ao PSB, o chefe municipal evitou comentar se poderia eventualmente mudar para o PT. Quando questionado se consideraria essa possibilidade, repetiu que estava ali para "prestigiar o líder" do governo Lula.
Como novo integrante socialista, Valim desembarcou em uma legenda hoje mais próxima do ministro Camilo Santana (Educação). Sob comando de Eudoro, pai do ex-governador, o PSB tem sido o destino de neogovernistas alinhados com o campo da esquerda.
Outro grupo, porém, tem se dividido e procurado outros endereços. É o caso do bloco sob a batuta do senador Cid Gomes, de saída do PDT e ainda indeciso entre a filiação ao PSB ou ao Podemos no Ceará.