Logo O POVO+
Carmelo trabalhará para unir Fernandes, Wagner e Girão e vê risco para direita com 3 candidatos
Politica

Carmelo trabalhará para unir Fernandes, Wagner e Girão e vê risco para direita com 3 candidatos

Presidente do PL considera que dividir campo em três candidatos representa risco de deixar direita fora do 2º turno em Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Carmelo Neto, deputado estadual pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, solidarizou-se com a deputada federal Luizianne Lins (PT) após polêmica envolvendo visita de Lula ao Ceará (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Carmelo Neto, deputado estadual pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, solidarizou-se com a deputada federal Luizianne Lins (PT) após polêmica envolvendo visita de Lula ao Ceará

O deputado estadual Carmelo Neto (PL) afirmou ao podcast Jogo Político, do O POVO, que defende o entendimento entre as forças de direita que se anunciam pretendentes à Prefeitura de Fortaleza. Neste momento, são três pré-candidaturas conservadoras ao Paço Municipal: o deputado federal André Fernandes, do PL; o secretário de Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner, do União Brasil; e o senador Eduardo Girão, do Novo. Carmelo considera que lançar três candidaturas ameaça deixar o campo fora do segundo turno.

Confira a íntegra do Jogo Político no YouTube: 

Conforme Carmelo, os trabalhos da direção estadual do PL apontarão para o entendimento dos três já no primeiro turno. Caso a ideia não se concretize, ele disse, "que no segundo turno essa união ocorra". Ele adicionou: "É importante que tenha o diálogo e o respeito, até porque nossos inimigos em comum são outros."

Carmelo se referiu à candidatura da continuidade, que certamente será a do próprio José Sarto (PDT), além do nome petista que irá à disputa — entre os nomes no páreo estão a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) e Evandro Leitão (prestes a se filiar ao PT). 

O deputado destacou que os três pré-candidatos do campo da direita são nomes fortes, mas ainda espera que possa haver uma diminuição de candidaturas. Carmelo diz acreditar que três deste campo concorrerem é um risco.

"Vamos ver se alguém desiste, alguém se une ao outro. Eu particularmente vou trabalhar para que a gente não saia em três candidaturas. Eu acho que é um risco", disse.

Questionado sobre se o "acordo de paz" entre conservadores se sustentará até a divulgação da primeira pesquisa de intenção de votos, quando certamente ficará mostrado que um somente crescerá em direção ao eleitorado do outro, Carmelo respondeu: "Eu acho que o diálogo prévio antes da eleição vai, pelo menos, conseguir avanços nesse sentido para que possamos, se os três forem candidatos, manter o respeito apesar de apresentar projetos e caminhos diferentes." 

Para Carmelo, André Fernandes tem o sangue frio necessário para conduzir a própria campanha com este cálculo eleitoral mais pragmático em mente, ciente de que as pontes que ligam os três não podem ser dinamitadas em primeiro turno.

Ao Jogo Político, Carmelo também disse que André Fernandes pode fornecer à Capital a estabilidade que ela necessita, ainda que o temperamento do deputado federal seja um fator de desconfiança.

"Todo mundo que já governou uma cidade ou um estado já nunca governou", destacou Carmelo. "Às vezes você tem muitos predicados, é médico e vai olhar como está a saúde. A população deu uma oportunidade e se frustrou", adicionou Carmelo.

Fortaleza, CE, BR - 11.05.23  - Na foto: Carmelo Neto, deputado estadual em visita ao grupo O POVO de  Comunicação   (Fco Fontenele/OPOVO)
Fortaleza, CE, BR - 11.05.23 - Na foto: Carmelo Neto, deputado estadual em visita ao grupo O POVO de Comunicação (Fco Fontenele/OPOVO)

Carmelo aponta Fortaleza, Caucaia e Maracanaú como prioridades do PL em 2024

Novo presidente do PL no Ceará, o deputado estadual Carmelo Neto falou dos municípios prioritários do partido para as eleições municipais de 2024. Segundo ele, há um arco de prioridades na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Em entrevista ao episódio #264 do podcast Jogo Político do O POVO, Carmelo citou os municípios onde o PL já tem prefeitos, como Eusébio, Aquiraz, Novas Russas e Miraíma. Mas mencionou também outras prioridades como Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. O PL disputará o comando da Capital com o nome do deputado federal André Fernandes.

Assista a entrevista completa:

Sobre Caucaia, o presidente do PL destacou o nome do pré-candidato Coronel Aginaldo e abriu a possibilidade de Deuzinho Filho (União Brasil), também pré-candidato e atual vice-prefeito, fazer aliança em uma só candidatura.

"A gente tem uma candidatura posta já na Caucaia do Coronel Aginaldo que vai representar naturalmente o nosso campo político. Vamos trabalhar para se unir, tem uma candidatura posta também do União Brasil, do Deuzinho, uma pessoa que eu particularmente tenho muito respeito. Acho que o Deuzinho seria um excelente vice para compor conosco", disse.

Em Maracanaú, Carmelo afirmou que o deputado federal e uma das principais lideranças do PL no Ceará, Júnior Mano, tem a pretensão de se lançar como candidato no município, hoje gerido por Roberto Pessoa (União Brasil).

"Tem uma possível candidatura do deputado Júnior Mano em Maracanaú, ele tem essa pretensão. Então já é um arco na Região Metropolitana. A gente tá construindo", declarou.

No Eusébio do prefeito Acilon Gonçalves, que renunciou ao cargo de presidente estadual do PL, abrindo as portas para Carmelo assumir o posto, a candidatura ainda deve ser construída pelo arco do gestor com Arimatéa Júnior.

"O Acilon, logo quando eu fui nomeado presidente do partido, me telefonou e disse que continuaria no partido. Se colocou a disposição e disse que ele e o pré-candidato dele, que é o Arimatéa Júnior, ficam no partido para a eleição de 2024.

 

O que você achou desse conteúdo?