O governador Elmano de Freitas (PT) irá sancionar na próxima segunda-feira, 11, a lei que garantirá gratuidade no transporte coletivo intermunicipal, conhecido como VaiVem. Conforme o chefe do Executivo Estadual, o programa deve começar a valer ainda no mês de dezembro e os cartões que serão usados pelos beneficiários já estão sendo confeccionados.
Na data da sanção, o governador irá também anunciar o cronograma de quais categorias serão contempladas inicialmente pelas duas passagens diárias. "Segunda-feira vamos nos encontrar para a sanção da lei e vou apresentar o cronograma, por qual área nos vamos começar, por qual segmento, mas efetivamente ainda em dezembro parte da população já terá direito a utilizar a passagem gratuita na região metropolitana", afirmou Elmano nesta sexta-feira, 8.
O governador participou da entrega de equipamentos para a Perícia Forense do Ceará (Pefoce). O investimento do Governo do Ceará foi de R$ 15 milhões em materiais nas áreas de balística, informática e toxicologia. "Sancionada eu digo a data (que começa), porque eu tenho que entregar os cartões, já estamos rodando e produzindo os cartões para entregar para a área que nós achamos mais adequada iniciar", disse ainda.
Elmano analisou que o projeto vai proporcionar um "aprendizado", já que, com a implementação, o Ceará terá a primeira região metropolitana do país com passagem gratuita.
"Nós somos municípios diversos, é a primeira região metropolitana do país que terá a passagem de ônibus gratuita, efetivamente limitada ao orçamento do Estado. Como dissemos na campanha a pessoa poderá vir para Fortaleza e voltará", destacou.
O passe, conforme o governador, também vai contemplar o trânsito de moradores entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), sem passar necessariamente pela Capital. "A pessoa pode ir até de um município, não Fortaleza, outro município da região metropolitana também sem pagar. Estamos produzindo os cartões para entrega para funcionar em ainda em dezembro", afirmou.
De acordo com o projeto proposto, o chamado VaiVem tem como objetivo garantir a moradores da Região Metropolitana de Fortaleza gratuidade nos ônibus intermunicipais. A forma como o benefício será utilizado ainda não foi explicada com detalhes, mas, conforme o aprovado pelos deputados, serão concedidas duas passagens gratuitas, incluindo também moradores de Fortaleza que trabalham em outros municípios da região.
Elmano já tinha anunciado que, dentre as ações que já foram articuladas para a adesão da iniciativa, está a criação de um cartão de passagem específico para os moradores da RMF.