Logo O POVO+
Moraes usa discurso para atacar ‘populismo digital’
Comentar
Politica

Moraes usa discurso para atacar ‘populismo digital’

Manifestação foi feita em discurso durante ato que marca um ano dos ataques golpistas de 8 de Janeiro, em Brasília; veja vídeo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
MORAES defendeu regulação das redes sociais (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil MORAES defendeu regulação das redes sociais

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, defendeu, em seu discurso no ato "Democracia Inabalada", a regulamentação das redes sociais para evitar a manipulação política que, segundo ele, culminou nos atos ocorridos há um ano.

"Hoje também é o momento de olharmos para o futuro e reafirmarmos a urgente necessidade de neutralização de um dos grandes perigos modernos da democracia: a instrumentalização das redes sociais pelo novo populismo digital extremista", disse.

Moraes afirmou que as plataformas, em busca do lucro, nada fizeram para impedir o avanço dessa militância digital, classificada por ele como inimiga da democracia e do estado de direito. Segundo o magistrado, as redes sociais criaram mecanismos para monetizar o avanço do populismo digital extremista.

"A ausência de regulamentação e a inexistente responsabilização das plataformas, somadas à falta de transparência na utilização da inteligência artificial e dos algoritmos, tornaram os usuários suscetíveis à demagogia e à manipulação política, possibilitando o novo populismo digital extremista e seus aspirantes a ditadores", observou.

O magistrado ressaltou que a preocupação com a "captura furtiva" da vontade do eleitorado em meio ao avanço das redes sociais é um problema discutido em todas as democracias. E avaliou que não há razoabilidade em manter a internet como "terra de ninguém". "O que vale para o mundo real deve valer para o mundo virtual."

O que você achou desse conteúdo?