Logo O POVO+
Em Sobral, Família Ferreira Gomes dividida e oposição organizada
Politica

Em Sobral, Família Ferreira Gomes dividida e oposição organizada

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Sobral é um dos municípios onde há incertezas. O atual prefeito é o único entre os gestores das maiores cidades do Ceará que não pode tentar reeleição e terá de indicar um sucessor. O próprio prefeito Ivo Gomes está em um limbo partidário, em processo de deixar o PDT para o PSB, ao lado do irmão, senador Cid Gomes.

A disputa passa não por questões partidárias, como familiares. É o reduto dos Ferreira Gomes. O racha entre Ciro Gomes e os irmãos tem impacto maior em Sobral que em qualqier outro lugar. Inicialmente, Ivo defendia que o nome indicado deveria ser escolhido dentro do PDT, mas o jogo mudou com a escalada do racha no partido, que leva à saída do grupo governista.

Cid defende a manutenção da aliança histórica com o PT e aponta Ivo como líder "natural do processo". O prefeito tem sido reservado em comentar sobre o assunto, mas adiantou que o cenário político sobralense deve ter "secretário e vereador", ao mencionar que os candidatos já são cotados agora.

"Ninguém vai cair de paraquedas nessa eleição. Tem secretários, tem vereadores. No entanto, outras lideranças, o Cid que precisa ser ouvido, tem vereadores que precisam ser ouvidos, tem muita gente que precisa ser ouvida", ressaltou em entrevista à Tupinambá FM, no ano passado.

Entre os cotados, o chefe do Gabinete de Ivo, David Duarte. Ele foi assessor parlamentar da Liderança do Governo na Assembleia Legislativa do Ceará e consultor jurídico do PDT. O empresário Lúcio Feijão também chegou a ser ventilado. Nome defendido tem sido o da secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), a ex-governadora Izolda Cela (sem partido). Ao O POVO, ela agradeceu as menções, mas disse não ter planos nem para uma futura filiação partidária, nem de ser candidata em 2024.

Na oposição, o cenário é mais encaminhado. O nome deve ficar também em família, ou o deputado federal Moses Rodrigues ou o pai dele, o deputado estadual Oscar Rodrigues, ambos do União Brasil. Pai e filho foram derrotados por Ivo na disputa por Sobral. Moses, em 2016, e Oscar, em 2020.

Presidente do União Brasil, Capitão Wagner, ressaltou o nome dos deputados e ainda de Lara Rodrigues, filha de Oscar e irmã de Moses. "A gente tá conversando com o Moses, tem o nome do Oscar (Rodrigues), tem uma irmã do Moses que é médica, mas com certeza Sobral a gente vai ter uma candidatura forte também", disse no ano passado.

O que você achou desse conteúdo?