Desponta como sexto maior colégio eleitoral do Ceará o município de Itapipoca. O prefeito Felipe Pinheiro (PT) deve ir para a reeleição com apoio da cúpula petista, como de Camilo Santana, Elmano de Freitas e do deputado federal José Guimarães.
O gestor transita na cúpula petista há anos. Foi secretário adjunto do Gabinete do Governador e Assessor Executivo de Realizações Institucionais da Casa Civil no Governo Camilo, em 2018, e superintendente adjunto da Superintendência de Obras Públicas (SOP) em 2019. Também tem relação com o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.
O prefeito, por meio da assessoria, confirmou que é pré-candidato. "A cidade tem acompanhado as evoluções nesses três anos e esperamos a continuidade desse projeto por uma Itapipoca cada vez melhor", afirmou.
Neste mês, a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) no município aprovou a pré-candidatura à reeleição."Tarefa que aceitei com muito entusiasmo na certeza de que estamos no caminho certo", disse ainda.
Poderá ter como adversária a vice. Dra Jocélia, após rompimento com o prefeito, migrou do MDB, pelo qual foi eleita, para PRD, sob a liderança do vereador de Fortaleza, Michel Lins. Ao O POVO, o parlamentar confirmou a intenção de candidatura da vice-prefeita, em busca de eleger "a primeira prefeita de Itapipoca".
Lins articula apoios à candidatura. "Isso não depende só da gente, nem só da Dra Jocélia lá, não só lá como todo o cenário político. Acredito que no mais tardar após o Carnaval as coisas devem estar se encaixando no lugar", disse.
O tucano João Barroso também se movimenta. Ele foi prefeito por dois mandatos, entre 2005 e 2012, e voltou à gestão em 2016, derrotando o candidato petista, Dr Dagmauro. Em 2020, perdeu para na tentativa de segunda reeleição. Mesmo assim, mais da metade dos vereadores na Câmara Municipal, nove, foi eleita filiada ao PSDB. O PT, partido do atual prefeito, conseguiu apenas dois.