Logo O POVO+
Tasso diz que Camilo "tem todas as características" de coronel
Politica

Tasso diz que Camilo "tem todas as características" de coronel

Ex-senador e ex-governador cearense diz que sistema de poder hoje no controle do Governo do Estado é mais antigo e autoritário que na época dos coronéis
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
TASSO recebe beijo de Sarto durante anúncio de investimentos em Fortaleza (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves TASSO recebe beijo de Sarto durante anúncio de investimentos em Fortaleza

O ex-senador e ex-governador do Ceará Tasso Jereissati (PSDB) afirmou que o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), "tem todas as características" de um coronel. A declaração foi dada em entrevista ao O POVO nesta sexta-feira, 2.

Tasso começou a crítica pela estrutura atualmente no poder no Estado. "Esse sistema que está montado aqui no Ceará está mais antigo e mais no sentido autoritário do que no tempo dos coronéis. Você vê uma montagem toda em cima de amigos, de correligionários, parentes, que tomam conta do Estado", afirmou antes do evento de lançamento pacote de investimentos da ordem de R$ 2,2 bilhões da Prefeitura de Fortaleza.

Questionado se o comentário era referido a Camilo Santana, Tasso respondeu que o ministro "tem todas as características [de um coronel]". E seguiu: "O pai é uma coisa, a mulher é outra, o irmão é outra, e assim por diante".

Em discurso no palco do evento, o senador voltou a criticar a força política que comanda o Ceará atualmente, na figura do governador Elmano de Freitas (PT). "Tudo que não podia acontecer, voltou a acontecer. Só o governo do Estado... No meu tempo tinha 15 a 16 secretárias, hoje tem 36 secretárias para entregar a amigos, correligionários, parentes. E o dinheiro do Estado vai embora".

O ex-senador também criticou a atuação do Excutivo cearense na área de segurança pública. "A segurança, meu Deus do céu. Ontem, nós soubemos que o Pirambu ficou três dias fechados, por causa da luta entre facções. E a ausência do Estado é total".

O próprio Tasso foi criticado de coronel pelo PT. Sobre isso ele comentou: "Nunca fui autoritário. Às vezes, as pessoas quando fazem o que têm de fazer, que é bom para o Estado, têm de dizer não. Porque os interesses são muitos. E as pessoas não estavam acostumadas com isso".

Durante entrevista coletiva, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), afirmou que as mudanças no secretariado estão definidas e devem ser anunciadas na próxima segunda-feira, 5.

"Eu estava, como dizem, 'tempo integral' dedicado a elaborar uma proposta à categoria de trabalhadores da educação, que Fortaleza tem sido exemplo. Daí, devo anunciar segunda-feira algumas mudanças do secretariado. É o ajuste fino para, neste ano, a gente acelerar tudo que tem para fazer, tudo que tem para concluir, o que tem para começar e terminar".

O que você achou desse conteúdo?