Logo O POVO+
Fernando Santana diz que Glêdson quer criar "narrativa de perseguição" após operação
Politica

Fernando Santana diz que Glêdson quer criar "narrativa de perseguição" após operação

Residência de Glêdson foi alvo de busca e apreensão nesta quarta durante investigação do MPCE que mira corrupção e fraude em licitação.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Fernando Santana (PT) e Glêdson Bezerra (Podemos) irão concorrer a prefeitura de Juazeiro do Norte. (Foto: Divulgação / Redes Sociais)
Foto: Divulgação / Redes Sociais Fernando Santana (PT) e Glêdson Bezerra (Podemos) irão concorrer a prefeitura de Juazeiro do Norte.

O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Juazeiro do Norte, Fernando Santana (PT), afirmou que o prefeito do município, Glêdson Bezerra (Podemos), tenta criar uma "narrativa de perseguição" após a operação do Ministério Público do Ceará (MPCE) deflagrada na última quarta-feira, 13.

“Ele (Glêdson) passou os quase quatro anos da gestão falando de honestidade e querendo se autoafirmar como honesto. E como agora esse discurso dele cai por terra por conta da operação que aconteceu, então ele quer criar uma nova narrativa de perseguido. Nem a narrativa de mais honesto que todo mundo colou, nem a narrativa de perseguido irá colar”, disse Santana.

Na última quarta, a operação “Nullum Pactum”, deflagrada por meio da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte, Aquiraz e Tejuçuoca. Um dos mandados foi cumprido na residência do prefeito. O órgão investiga um suposto esquema de corrupção e fraude em licitações envolvendo a empresa responsável pela limpeza pública da cidade.

Alvo da investigação, a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Genilda Ribeiro, foi afastada por 180 dias após determinação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). São investigados também o ex-secretário da pasta, Diogo Machado, e três empresários, dentre eles, Gilmar Bender, maior apoiador financeiro da campanha de Glêdson.

Glêdson classificou a operação como “politicagem” e afirmou que nomes ligados à oposição na cidade sabiam de uma investigação policial com o intuito de prejudicar sua imagem no ano eleitoral. Questionado sobre os impactos políticos da operação, Bezerra negou uma ruptura nas relações institucionais com o grupo político ligado ao governador Elmano de Freitas (PT), mas defendeu que representantes eleitos não deveriam agir com interesses pessoais.

Cenário Eleitoral em Juazeiro do Norte

Fernando Santana e Glêdson Bezerra irão concorrer ao pleito em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, o terceiro maior colégio eleitoral do Ceará. Em 2022, ainda como aliados, Glêdson chegou a pedir votos para a candidatura de Fernando à Assembleia Legislativa, ao mesmo tempo que fez campanha para candidatura de Capitão Wagner (União Brasil) ao Governo do Ceará e para Camilo Santana (PT), que disputava o Senado.

A terra do Padre Cícero apresenta uma particularidade sobre as eleições municipais: nenhum prefeito conseguiu ser reeleito na história da cidade. Para conseguir o feito, além de enfrentar Fernando Santana, que tem apoio do grupo político ligado a Elmano de Freitas, Glêdson ainda deve concorrer com o deputado estadual Davi de Raimundão (MDB) e com a pré-candidata Sued Carvalho (UP).

O que você achou desse conteúdo?